quinta-feira, dezembro 15, 2011

Ser Geração Depositrão é...

No âmbito do projeto "Geração Depositrão", que estimula as escolas a recolher REEE (resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos), foi lançado o desafio de produzir um cartaz.
Este cartaz enquadra-se é a primeira das várias atividades criativas que são lançadas ao longo letivo.
Os alunos do 11º4, com o apoio da professora Sofia Caranova, lançaram mãos à obra e apresentaram várias propostas de cartazes. 
O ponto de partida foi um conjunto de frases propostas por colegas do Conselho Eco-Escolas, as quais completaram a frase "Ser Geração Depositrão é...".
Todos os cartazes apresentados foram sujeitos a uma votação que contou com a participação de alunos (do 2º ciclo ao secundário), de professores, de pais e encarregados de educação e ainda de funcionários.
Apresentamos aqui todos os trabalhos:

Mariana Correia
(trabalho mais votado para representar o Colégio no concurso)

Joana Almeida

Carolina Fontes

Inês Silva


Mariana Rodrigues

 
Carlos Conceição

 
Inês Estorninho

 
Marta Andrade

Teresa Barros

Beatriz Ramos


quarta-feira, dezembro 14, 2011

Conselho Eco-Escola


O Conselho Eco-Escolas é a a força motriz do projeto ecoValsassina e deve assegurar a execução dos outros seis elementos da metodologia do Programa Eco-Escolas. Tem como principais competências:
- Implementar a auditoria ambiental;
- Discutir o plano de acção;
- Monitorizar e avaliar as actividades;
- Coordenar as formas de divulgação do Programa na escola e Comunidade.

Decorreu hoje mais uma reunião do Conselho Eco-Escola do Colégio Valsassina. Entre os vários representantes da comunidade escolar destacamos a elevada participação dos alunos, com representantes de todos os níveis de ensino, do 1º ciclo ao 12º ano.
Foi possível aplicar metodologias de participação ativa permitindo juntar em grupos de trabalho, professores e colegas de vários níveis de ensino. Cada grupo discutiu um problema ou algo que, na opinião dos alunos, pode ser melhorado e apresentou propostas para a sua resolução.
A ata ficará brevemente disponível AQUI.

















Hastear da Bandeira Verde 2011

Foi em clima de festa que decorreu mais uma cerimónia do Hastear da Bandeira Verde. A nossa oitava bandeira...
Esta data serviu de mote a uma recolha "extraordinária" de materiais, com destaque para:
- REEE (ao abrigo do projeto "Geração Depositrão");
- Pilhas (no âmbito do projeto "Pilhão vai à Escola");
- Brinquedos e Livros (no âmbito da campanha de Natal do Colégio a favor do Hospital D. Estefânia e Casa "Sol")











terça-feira, dezembro 13, 2011

1ª reunião do Conselho Eco-Escolas

1ª Reunião

14 Dezembro 2011

14:45 h (auditório)

Elementos convocados: Professores; funcionários; alunos (delegados; sub-delegados; convidados); AECV; direcção Colégio Valsassina; equipa directiva do Colégio Valsassina; coordenador EE; Eco-parceiros; pais/encarregados de educação


Ordem de Trabalhos

1. Apresentação do conselho

2. Programa Eco-Escolas: apresentação aos novos membros

3. Normas de funcionamento do conselho

4. Projecto Eco-Valsassina

• Auditoria ambiental

• Plano de acção

5. Outros

Hastear da Bandeira Verde

quinta-feira, novembro 24, 2011

Dia da Floresta Autóctone - Ação de Plantação do Colégio Valsassina

O Dia da Floresta Autóctone (23/11) foi estabelecido para promover a divulgação da importância da conservação das florestas naturais, apresentando-se simultaneamente como um dia mais adaptado às condições climatéricas de Portugal e Espanha para se proceder à sementeira ou plantação de árvores, alternativo ao Dia Mundial da Floresta, 21 de Março, que foi criado inicialmente para os países do Norte da Europa. A plantação de árvores no da Primavera em Portugal apresenta frequentemente um baixo sucesso associado ao aumento das temperaturas e redução das chuvas que se faz sentir com a proximidade do Verão.

Cerca de 38% do território continental português é constituído por área florestal, representando uma mais valia efectiva na conservação da Natureza e da biodiversidade, na produção de oxigénio, na fixação de gases com efeito de estufa (dióxido de carbono), protecção do solo e manutenção do regime hídrico.


A participação e colaboração de todos é fundamental para que a nossa floresta autóctone esteja cada vez mais protegida. E todos poderemos contribuir para a preservação e expansão das nossas espécies indígenas, bastará que cada um de nós recolha algumas sementes, faça-as germinar e plante num terreno das imediações para que a floresta portuguesa retome cada vez mais o lugar que já ocupou no passado e constitua um espaço de salvaguarda da nossa biodiversidade (in www.quercus.pt).

No Colégio Valsassina não queríamos deixar de assinalar este dia. Os alunos da turma D do 7º ano foram os embaixadores da nossa escola numa ação de plantação inserida no âmbito do nosso projeto "Um aluno, Uma árvore, Um Compromisso". Este insere-se no projeto Oxigénio dinamizado pela Agência Cascais Natura. A plantação teve lugar em no Parque Natural de Sintra-Cascais, em Pisão de Cima.






sexta-feira, setembro 30, 2011

Colégio Valsassina: A Caminho de uma Low Carbon School - emissões inevitáveis 2010/11

Somos todos responsáveis e, como tal, não podemos ficar à espera que "os outros" encontrem solução para este problema. “A caminho de uma Low Carbon School” é o nome de um projecto que pretende, ao nível local, combater as alterações climáticas e pôr em prática políticas sustentáveis na área da energia e transportes.

Queremos deixar uma marca para o futuro, dar o nosso contributo e caminhar para “comunidades de baixo carbono”.

Através do projecto “A caminho de uma Low Carbon School” o Colégio Valsassina está a ter uma actuação pioneira face à temática das Alterações Climáticas: internamente, pela gestão do carbono e comunicação/sensibilização específica com alunos e pais, e externamente, pela comunicação sobre as boas práticas desenvolvidas.

Ao promover a sustentabilidade de forma a travar as alterações climáticas, procura-se não apenas benefícios para o ambiente, mas também a nível económico e social.

O caminho a percorrer passa por contabilizar, reduzir, compensar (de acordo com a sua política de compensação) e comunicar a sua pegada de carbono seguindo orientações e metodologias reconhecidas e internacionalmente aceites.

De referir que, de acordo com as opções definidas na Estratégia e Política do Colégio Valsassina para o combate às alterações climáticas (documento disponível em http://new.cvalsassina.pt/images/stories/links/Ecovalsassina/Gestao_Voluntaria_de_Carbono/cvalsassina_estrategia_&_politica_low_carbon.pdf) apenas compensamos emissões consideradas inevitáveis.

Em relação ao longo do ano lectivo 2010/11 procedemos à compensação das emissões associadas:

• Às visitas de estudo para o exterior do concelho de Lisboa. O instrumento aplicado foi a taxa de carbono de acordo com o princípio do “utilizador-pagador”.



• Ao ciclo de vida da Gazeta Valsassina.
A edição da Gazeta Valsassina envolve o uso de um recurso natural que vem das árvores, o consumo de energia para produzir o papel, imprimi-lo e transportá-lo, liberta gases com efeito de estufa responsáveis pelo aquecimento global. Caminhando para uma Low Carbon School compensámos as emissões que não conseguimos evitar através do apoio a um projecto que sequestra o dióxido de carbono pelas raízes das plantas e o guarda no solo.

A Gazeta Valsassina é carbonfree – livre de emissões de carbono.


Para mais informações:

quarta-feira, setembro 21, 2011

Geração Depositrão: 6ºB fez cruzeiro no Parque Natural da Arrábida





Integrado na campanha de recolha de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos, no âmbito do projecto Geração Depositão, foi dinamizado um concurso inter-turmas no Colégio Valsassina.
A turma B do 5º ano (2010/11) foi a grande vencedora deste concurso.
Como prémio no passado dia 16 de Setembro os alunos desta turma (agora no 6º ano) tiveram a oportunidade de fazer um cruzeiro a bordo do semi-submersível "Apnea". O seu casco submerso transparente, ofereceu-lhes uma visão panorâmica do mundo submarino em plena reserva subaquática do Parque Natural da Arrábida.





Foi um dia inesquecível...

segunda-feira, setembro 19, 2011

Bandeira Verde 2010/2011



Pelo 8º ano consecutivo foi atribuído o Galardão Bandeira Verde ao Colégio Valsassina.

O projecto ecoValsassina iniciou-se em 2003. Desde então toda a comunidade escolar está junta num esforço comum: um melhor ambiente, um melhor futuro...



Em 2011/12 este esforço irá continuar. Contamos com todos... Por uma geração ecoValsassina

terça-feira, julho 26, 2011

Somos Eco-Escola e estamos aqui...

Um desafio para as Eco-Escolas. Uma forma colaborativa de celebrarmos os 15 anos das Eco-Escolas em Portugal. O Colégio Valsassina associou-se a este desafio... o nosso contributo está aqui:

quarta-feira, julho 20, 2011

Jovens repórteres do Colégio Valsassina premiados

A equipa de Jovens Repórteres do Colégio Valsassina obteve os seguintes resultados no concurso nacional 2010/2011:




  • 1º prémio - Artigo (português)


  • 1º prémio - Artigo (inglês)



Os trabalhos podem ser consultados em

http://abae.pt/programa/JRA/concursos/2011/index.php?p=premiados

A equipa JRA 2010/2011 é constituída por:
- Carolina Fonseca, 9ºB
- Marinana Martinho, 11º1
- Margarida Delgado, 11º
- Maria Gonçalves, 11º
- Teresa Silveira, 11º1
- Beatriz Costeira, 12º1

segunda-feira, julho 18, 2011

Concurso Inter-Turmas: recolha REEE

No âmbito da Campanha 2010/11 Geração Depositrão foi dinamizado um concurso inter-turmas de recolha REEE.
A turma B do 5º ano foi a grande vencedora...
Parabéns a todos os alunos e suas famílias pelo excelente reultado obtido.




domingo, maio 08, 2011

4ª edição de “Os Dias do Desenvolvimento”




Realizou-se nos dias 5 e 6 de Maio de 2011, no Instituto Superior de Ciência Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa, no Pólo Universitário da Ajuda, em Lisboa, a 4ª edição de “Os Dias do Desenvolvimento”, subordinado ao tema “Os Desafios do Desenvolvimento”. Paralelamente, decorre a primeira Jornada de Cooperação Ibero-americana em Portugal.
A4ª Edição de “Os Dias do Desenvolvimento” teve como objectivos:
• Contribuir através do debate para a reflexão e aprofundamento dos temas específicos;
• Reforço de redes profissionais e sectoriais do desenvolvimento;
• Contribuir para a sensibilização da opinião pública e dos decisores para a necessidade de cumprimento das metas a que Portugal se comprometeu no quadro dos compromissos para 2015 dos Objectivos do Milénio.

Foram abordados, entre outros temas:
• Fontes inovadoras de financiamento do desenvolvimento
• Desenvolvimento, Sim! E onde ficam os direitos e deveres humanos
• As TIC e as Redes Sociais em prol do desenvolvimento
• Parcerias para a cooperação uma aposta para enfrentar os desafios do desenvolvimento
• Cooperação Sindical Educação para o Desenvolvimento
• Desafios ao Voluntariado em Contextos de Cooperação para o Desenvolvimento
• Responsabilidade social das Empresas
• Financiar o empreendorismo das mulheres para o desenvolvimento

O Colégio Valsassina pelo seu projecto educativo e trabalho desenvolvido esteve presente, pelo terceiro ano consecutivo, em mais esta edição de “Os Dias do Desenvolvimento”. O trabalho desenvolvido nos  projectos ecoValsassina/Eco-Escolas e "A caminho de uma Low Carbon School" foram os elementos centrais da mostra apresentada no stand do Colégio Valsassina. Os visitantes puderam ainda calcular a sua pegada ecológica e assinar um compromisso para a sustentabilidade...