sexta-feira, outubro 09, 2009

Planet Earth Lisbon 2009 - Stand do Colégio Valsassina

Planet Earth Lisbon 2009
20 a 22 de Novembro de 2009

O stand do Colégio Valsassina estará localizado na Sala “Arte e Ciência” perto do Foyer do Pavilhão (do lado direito de quem entra) e onde se localizarão todos os stands referentes a projectos educativos inseridos nas celebrações do Ano Internacional do Planeta Terra (2007-2009).
Resumo do stand
«Pensar a Terra, Agir no Valsassina» é o desafio colocado a toda a comunidade escolar do Colégio Valsassina tendo em vista o 7º objectivo de desenvolvimento do Milénio. A grande meta é mudar comportamentos sócio-ambientais de forma a atingir a sustentabilidade. Neste quadro serão dinamizadas actividades que permitirão a cada visitante calcular o seu impacte no planeta (pegada ecológica) e analisar os resíduos que produz diariamente. Poderão ainda testar os seus conhecimentos através do Eco-Trivial, um jogo construído por alunos do Colégio Valsassina.

Planet Earth Lisbon 2009 - 20 a 22 de Novembro 2009

A Comissão Nacional da UNESCO / Comité Português para o Ano Internacional do Planeta Terra e a Corporação UNESCO – IUGS estão a organizar o evento “Planet Earth Lisbon 2009” onde se espera a presença de mais de 700 participantes internacionais, e que decorrerá de 20 a 22 de Novembro próximo, em três locais diferentes, fruto de uma parceria com o Pavilhão do Conhecimento, o Teatro Camões e o Oceanário de Lisboa e, ainda, nos espaços exteriores do Parque das Nações, com actividades múltiplas destinadas ao público em geral.
No âmbito do evento, irão ter lugar exposições, conferências, mostra de projectos educativos e projecção de filmes, reunindo cientistas, políticos, empresários e académicos, tendo por objectivo celebrar o encerramento oficial do triénio do Ano Internacional do Planeta Terra – AIPT, e onde serão avaliados os resultados do AIPT e proclamadas novas iniciativas baseadas no legado mundial.
O Colégio Valsassina estará presente neste evento com um stand no Pavilhão do Conhecimento.
Contamos com a tua presença...

quinta-feira, outubro 08, 2009

Escola Electrão

Os resíduos de equipamentos eléctricos e electrónicos (REEE) constituem o tipo de resíduos com o maior crescimento na União Europeia. Cada cidadão europeu gera, em média, 14 quilogramas de REEE por ano, segundo a Comissão Europeia, embora outros estudos apontem para valores superiores.
Um dos problemas associado ao fluxo dos REEE é a presença de substâncias perigosas para o ambiente e a saúde. Como exemplos, podem-se referir o arsénio, o chumbo, o cádmio, o crómio, o mercúrio, o cloreto de polivinil e os clorofluorcarbonos, entre outros.
O problema é tão grave que em 2006 saiu uma directiva comunitária proibindo que os novos equipamentos contenham algumas das substâncias acima referenciadas.
O Projecto Escola-Electrão, promovido pela Amb3E (Associação Portuguesa de Gestão de Resíduos de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos), com a colaboração do Ministério da Educação, pretende sensibilizar os alunos e a comunidade escolar para o correcto encaminhamento dos Resíduos Eléctricos e Electrónicos (REEE), pelo efeito combinado de acções de divulgação e da participação num concurso inter-escolas.
O projecto destina-se a todos os alunos do 2º ciclo e 3º ciclo do ensino.
No âmbito do projecto Ecovalsassina o Colégio Valsassina será em 2009/2010 uma "Escola Electrão" sendo por isso possível proceder à recolha REEE de todos os elementos da comunidade escolar.
Ficamos à estera do teu contributo!