domingo, maio 24, 2009

V Congresso Infanto-Juvenil sobre Sustentabilidade

O Centro de Orientação e Ocupação de Tempos Livres de Linda-a-Velha, com as valências de Creche, Jardim-de-infância e Tempos Livres tem vindo a desenvolver vários projectos no âmbito da Sustentabilidade, numa perspectiva de mudança e de inovação nos seus programas curriculares.
Nesse âmbito, e tendo realizado as quatro primeiras edições do Congresso Infanto-Juvenil sobre Sustentabilidade com um imenso sucesso, o V Congresso Infanto-Juvenil sobre Sustentabilidade, terá lugar no Taguspark em Oeiras, dia 22 de Maio, para o qual esperamos receber cerca de 600 alunos, e que visa contribuir para o cumprimento dos objectivos estipulados no currículo da Educação Básica, nomeadamente no “desenvolvimento de valores, atitudes e práticas que contribuam para a formação de cidadãos conscientes e participativos numa sociedade democrática”, e de acordo com a Estratégia da CEE/ONU para a Educação para o Desenvolvimento Sustentável.
Considerando a importância da Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável 2005-2014 (ONU), o Compromisso por uma Educação para a Sustentabilidade (OEI) e a Estratégia para a Educação para o Desenvolvimento Sustentável (CEE/ONU), temos vindo com esta iniciativa a contribuir para a sua implementação.
Proporcionando uma percepção integrada dos problemas ambientais, fomentando atitudes e comportamentos favoráveis à promoção de um desenvolvimento sustentável e contribuindo para a formação de cidadãos conscientes da gravidade e do carácter global dos desafios do desenvolvimento sustentável, sensibilizamos todos os intervenientes para a necessidade de participação na tomada de decisões adequadas, promovendo competências profissionais no âmbito da Educação Ambiental e articulando projectos inter-escolas em temáticas transversais.
Após a Conferência Nacional sobre Educação Artística, realizada em Outubro de 2007, no Porto, e da Conferência Mundial sobre Educação Artística, em Março de 2006, em Lisboa, ficou clara a necessidade de desenvolver competências criativas nas jovens gerações do século XXI, constituindo-se deste modo a Educação Artística como instrumento à sua concretização. Assim, nesta edição do Congresso daremos o nosso contributo nessa área, lançando em simultâneo com este evento, o I Festival de Artes Infantis.
A exemplo das edições anteriores o Colégio Valsassina foi convidado a apresentar uma comunicação neste congresso. Assim, foi com enorme honra que a turma C do 7º ano participou em mais uma edição desta iniciativa.
Eco-Trivial foi o trabalho apresentado. Um jogo, inspirado no Trivial Pursuit, em que os temas são relativos ao ambiente. A intenção da turma foi de sensibilizar, de uma forma divertida, toda a comunidade escolar para os problemas sociais, ambientais e económicos que as sociedades estão a passar atualmente.

terça-feira, maio 19, 2009

Campanha Pirilampo Mágico 2009

Mais uma vez, o Pirilampo Mágico irá andar por todos os cantos do país, entrando na casa de todos os portugueses com a mensagem de solidariedade que o acompanha desde que esta iniciativa foi lançada, desde 1987. Hoje, como nessa primeira vez, esta iniciativa que mobiliza anualmente milhares de portugueses continua a fazer todo o sentido, não só porque é preciso continuar a informar a opinião pública sobre a realidade da pessoa com deficiência intelectual, mas também porque os meios e recursos de que as organizações dispõem continuam a ser escassos, face à dimensão de necessidades com que são confrontadas.

Para lema da Campanha de 2009 foi escolhida a frase "Pirilampo Mágico: dá cor aos sonhos desde 1987", pretendendo juntar numa só ideia a longevidade da iniciativa e a sua razão de ser, que passa pela concretização de “sonhos”. Continuando a ter como referência primeira a pessoa com deficiência intelectual, continuaráa ser dado enfoque à importância do papel das organizações envolvidas, nomeadamente à Fenacerci, enquanto entidade promotora.

A CERCI Lisboa é parceira do Colégio Valsassina no âmbito do projecto Ecovalsassina. Assim, é com muita honra e sentido de responsabilidade que nos associamos a esta campanha.

Estamos a contar com o contributo de todos para esta causa...

Iª Edição das Mini-Olimpíadas do Ambiente no Colégio Valsassina - Premiados

As Olimpíadas do Ambiente (OA) são uma iniciativa nacional da QUERCUS e da Escola Superior de Biotecnologia do Porto e têm por objectivo a mobilização e sensibilização da comunidade escolar em prol da protecção do Ambiente e da Conservação da Natureza.
As OA têm por objectivos fundamentais:

  • incentivar o interesse pela temática ambiental;
  • desenvolver e aprofundar o conhecimento sobre a situação ambiental portuguesa;
  • promover o contacto com situações experimentais concretas e resolução de problemas específicos;
  • estimular a capacidade de expressão oral e escrita;
  • recompensar o espírito científico;
  • estimular a dinâmica de grupo e o espírito de equipa.

O Colégio Valsassina tem tido uma presença regular nesta competição e tem-se constatado um crescente interesse e adesão dos alunos a iniciativas deste tipo. A participação tem permitido aos alunos trabalharem de uma forma autónoma sendo um meio privilegiado para se adquirirem certas competências, e ao mesmo tempo, contribuir para adquirir, certos valores que incluam um vivo interesse pelo ambiente e uma motivação suficientemente forte para participarem activamente na protecção e na melhoria da qualidade do ambiente.
Foi com base nestes princípios que organizamos, integrado no programa da Semana Verde, a 1ª edição das Mini-Olimpíadas do Ambiente no Valsassina. Esta é uma competição interna, dirigida aos alunos do 3º e do 4º ano, do 1º ciclo. Incluiu uma primeira eliminatória, composta por um teste com perguntas de escolha múltipla e uma de resposta aberta. Daqui saíram 15 finalistas que tiveram de responder a um novo teste e ainda foram desafiados a apresentar uma prova oral, em grupo.
Os grandes vencedores desta 1ª edição foram
1º lugar (ex equo): Rita Miranda e Guilherme Cabral

Aqui deixamos o testemunho dos vencedores.

“Quando soube que íamos participar nas Mini-Olimpíadas do Ambiente fiquei a pensar que tipo de perguntas ia ter de responder e se isto me iria enriquecer muito ou pouco em conhecimento.
Para a 1ª eliminatória tínhamos uma folha para escrever um SMS ao nosso Primeiro-Ministro e ainda algumas perguntas para escolher a resposta.
Todas as perguntas me enriqueceram um pouco em conhecimento e, no final desta fase, senti que estava um pouco “mais esperta” em relação ao ambiente.
Na final tivemos de realizar duas provas: a escrita e a oral. Na escrita fizemos sensivelmente o mesmo que na 1ª fase, e na oral apresentámos um pequeno teatro e ainda elaborámos cartazes. Criámos todos os acessórios necessários na sala de pintura (tínhamos só 30 minutos) e apresentámos o nosso trabalho no auditório do Colégio.
No final, acho que me enriqueceu imenso, não só pela informação que recebi, mas também por ter trabalhado com alunos de outro nível de escolaridade”.

Rita Miranda, 4º C



“Fiquei muito admirado e muito alegre quando soube que tinha ganho, pois sabia que havia outros colegas com mais conhecimentos que eu.
Para mim foi mais fácil responder aos questionários do que dramatizar sobre “como poupar água”.
Gostei de participar nas Mini-Olimpíadas do Ambiente pois aprendi muitas coisas sobre ecologia”.


Guilherme Cabral, 4º B

terça-feira, maio 05, 2009

Final Nacional das Olimpíadas do Ambiente

O projecto «Gestão Voluntária de Carbono: A caminho de uma low carbon school» foi um dos 5 projectos premiados na modalidade "Ambiente e Cidadania" das XIV Olimpíadas do Ambiente.
A final realizou-se entre 1 e 3 de Maio e na cerimónia de encerramento o coordenador do projecto, professor João Gomes, teve oportunidade para apresentar uma síntese das actividades realizadas.