Passados alguns dias sobre o 1º workshop organizado pelo Departamento de Educação Ambiental da Câmara Municipal de Lisboa para iniciar este projecto, foi pedido aos alunos envolvidos (2ºA) que relatassem o que sentiram, o que aprenderam e quais as suas expectativas.
Nos textos que aqui se transcrevem (onde apenas houve o cuidado de corrigir os erros ortográficos e alguns erros de concordância), sobressaem algumas frases que nos parecem mais expressivas e significativas da forma como as crianças estão a viver este projecto.
«Quando me disseram que a nossa turma ia participar no projecto “Aqui há ninho” eu fiquei muito feliz por termos sido escolhidos.
Neste projecto primeiro ouvimos as explicações dos senhores da Câmara Municipal de Lisboa sobre as diferentes espécies de pássaros que existem em Lisboa. Depois, com as folhas que nos deram com a indicação de como se construíam as caixas-ninho, dividiu-se a turma em grupos e cada grupo fez ou um telhado ou uma caixa. No final juntaram-se as caixas com os telhados e ficámos com as caixas-ninho, que os senhores da C.M. de Lisboa colocaram nas árvores do colégio, a 3 metros de altura. Deram-nos também uma ficha com perguntas sobre o trabalho que realizámos.»
Francisco P.
«Quando recebemos a novidade de que tínhamos ganho o projecto do “Aqui há ninho” eu fiquei muito feliz e entusiasmado.
O projecto serve para ajudarmos os passos a terem menos frio e para não apanharem com a chuva. As espécies de pássaros que cabem lá dentro são: o chapim, a trepadeira e a carriça.»
Miguel P.
«Eu gostei muito do início do projecto. Estivemos a ver umas espécies de pássaros tal como: chapim, a trepadeira e o vermelhão.
Quando eu soube que o projecto era nosso foi como se eu tivesse ganho a lotaria.
Espero que os pássaros habitem nos ninhos. Espero que os pássaros sejam felizes.»
Duarte M.
«Quando recebi este projecto o meu coração bateu: Tum! Tum! Tum!
Eu adorei montar a caixa-ninho. Gostei dos tipos de pássaros que me mostraram. Adorei!»
Inês N.
«Quando ouvi dizer que tínhamos um projecto nas nossas mãos fiquei toda excitada.
Fizemos as caixas-ninho, depois ainda pusemos nas árvores.
Agora estamos a observar se algum pássaro entra em alguma caixa-ninho.»
Filipa S.
«Gostei muito de participar no projecto “Aqui há ninho”. Foi muito giro. Fizemos um ninho e vimos numa televisão as características de alguns pássaros: os pássaros que ocupavam as caixas-ninho e os que não ocupavam as caixas-ninho.
Fizemos duas fichas e vimos senhores a pôr os ninhos: foi o nosso e os dos outros grupos que fizeram a caixa e o telhado.
Senti-me muito feliz. Obrigado senhores do “Aqui há ninho”.»
Francisco B.
«Eu estava na aula porque já tinha tocado. De repente a Andreia chegou à sala e contou aos alunos uma novidade: “ Vamos participar num projecto chamado “Aqui há ninho” e se tiverem oportunidade podiam pesquisar e dizer quais eram as espécies que andavam dentro de Lisboa”. E também disse que os senhores da Câmara vinham à escola para nos explicar tudo sobre o projecto e eu fiquei muito contente.
Quando eles chegaram a turma inteira ficou muito contente e havia na sala de aula um ecrã gigante para vermos umas imagens de pássaros e víamos se entravam ns caixas-ninho ou não. Os senhores disseram que tínhamos que fazer um ou mais ninhos artificiais e explorar os ninhos para ver os pássaros que entravam nas caixas-ninho. E é isso que vamos fazer.»
Diogo A.
«Eu acho que o “Aqui há ninho” foi muito giro: fazer os ninhos e muito mais coisas. Vimos pássaros, oito ninhos. Fizemos uma folha. Aprendemos muito. O “Aqui há ninho” foi sobre pássaros. Foi muito giro.»
Afonso C.
«Eu quando ouvi falar do “Aqui há ninho” fiquei muito contente. Adorei quando falámos sobre pássaros. Depois ainda construímos caixas-ninho. A seguir preenchemos uma folha com perguntas sobre pássaros e sobre caixas-ninho.
Dias depois fomos ver se já havia pássaros, mas ainda não havia pássaros. Mas nós ainda não vimos tudo, por isso não podemos contar mais nada.»
Afonso N.
«Quando eu recebi a mensagem que nós tínhamos ganho o concurso da “Aqui há ninho” eu fiquei tão contente que fiquei apaixonada e eu quarta-feira não pude ir fazer as caixas-ninho mas quinta-feira fui contar os ninhos.»
Margarida
«Eu e o meu grupo da escola fizemos ninho para os passarinhos. Eu gostei deste trabalho, de construir casas para os passarinhos. Eu espero que eles vão viver para lá.
Com este nosso trabalho, o nosso colégio vai ficar muito mais bonito.»
Vasco C.
«Quando me disseram que ia começar o projecto “Aqui há ninho” eu fiquei muito excitado. E foram quatro pessoas que nos explicaram uma parte do projecto. E senti que era muito giro.»
Martim M.
«Quando soube que iríamos fazer o “Aqui há ninho” fiquei feliz, inspirado a conhecer outras coisas. E encantado. E penso que o projecto é divertido, giro e etc. Espero que nos voltem a acontecer coisas destas.
Obrigado por ler este artigo.»
Guilherme B.