domingo, novembro 19, 2006

Sabes o valor da tua pegada ecológica ?

Alguma vez pensaste na quantidade de Natureza necessária para manter o teu estilo de vida? Já imaginaste avaliar o impacto no Planeta das tuas opções no dia-a-dia, daquilo que consomes e dos resíduos que geras?


Só existe uma Terra e todos dependemos dela para viver. Proteger o nosso modo de vida - e o das outras espécies - depende da certeza de que não gastamos mais do que a Natureza pode repor.

Mas qual é a quantidade de "Natureza" que usamos? O Questionário da Pegada Ecológica foi criado para sabermos isso. Permite calcular a parcela do Planeta que é necessária para mantermos o nosso actual estilo de vida. O objectivo deste instrumento é ajudar cada um de nós a tomar consciência do impacto ambiental que provoca no Planeta e encorajar-nos a tentar reduzir esse impacto negativo. Mais, podemos ainda fazer a diferença de outra forma, envolvendo neste processo os nossos amigos e familiares, e influenciando com estes resultados os poderes políticos.

Três passos para, em conjunto, tornarmos a sustentabilidade numa realidade:

Passo 1. Responde ao Questionário da Pegada Ecológica:
Em: http://www.m-almada.pt/pegada/index.php
Ou em: http://www.ecologicalfootprint.org/

A Pegada Ecológica calcula a área de terreno produtivo (terra e água) necessária para produzir os recursos que utiliza e assimilar os resíduos que produz.
Poderás então comparar a tua Pegada Ecológica com a capacidade produtiva do Planeta: para cada um dos 6 biliões de habitantes da Terra existe, em média, cerca de 1.9 hectares de terrenos biologicamente produtivos.

Passo 2. Vive Bem e Sustentavelmente

A partir do momento em que conheces a tua Pegada Ecológica, podes começar a explorar e a pôr em prática formas de melhorar a tua qualidade de vida e, simultaneamente, diminuir o teu impacto no ambiente. Comprometa-te a fazer a diferença com a tua própria vida.

Passo 3. Junta-te ao Esforço Global

Após completar o teu Questionário da Pegada Ecológica, partilha-o com os teus amigos, familiares e vizinhos. Pergunta à tua família, aos seus colegas no trabalho e aos teus vizinhos de que modo é que estão também dispostos a diminuir o seu impacto no Planeta.
Envolve os outros. Ouvir as suas preocupações e anseios sociais e ambientais é a forma mais poderosa de gerar alterações positivas.
Desafia também os governos e os agentes económicos a acompanharem e controlarem o uso de recursos naturais nas suas instituições e empresas. Esta é também uma boa contribuição para uma sociedade mais responsável e preocupada com a sustentabilidade.

O nosso lema é: Pensar a Terra, Agir no Valsassina…

Junta-te a nós…

Sem comentários: