domingo, novembro 19, 2006

Primeira reunião do Conselho Eco-Escolas

O Conselho Eco-Escola é a força motriz do Programa Eco-Escolas e deve assegurar a execução dos outros elementos deste programa (auditoria ambiental; plano de acção; monitorização e avaliação; trabalho curricular; Informação e envolvimento da escola e comunidade local; Eco-código).
Ao Conselho Eco-Escolas cabe-lhe implementar a auditoria ambiental, discutir o plano de acção, monitorizar e avaliar as actividades e, ainda, coordenar as formas de divulgação do Programa na escola e comunidade.
O Conselho inclui representantes dos alunos, dos professores, do pessoal não docente, e de entidades externas ao Colégio.



As reuniões do conselho são o palco ideal para o exercício da cidadania dos diferentes intervenientes que são, desta forma, envolvidos no processo de tomada de decisão. De realçar que todos os membros do Conselho têm igualdade de voto, e todas as decisões são sempre tomadas por maioria.
O conselho reúne, pelo menos, uma vez por período. A primeira reunião relativa ao ano lectivo 2006/07 realizou-se no passado dia 14 de Novembro.
Entre os assuntos discutidos são de destacar:
- a elaboração da Carta Ambiental do Colégio Valsassina. Está em período de discussão até ao final de período (consultar www.cvalsassina.pt)
- as actividades a realizar por temas e por níveis de ensino;
- a transversalidade das actividades;
- o trabalho a desenvolver no âmbito do tema do ano, “Alterações Climáticas”. Sendo de realçar o desenvolvimento do Projecto Carbon Force no Colégio.
- a candidatura do Colégio Valsassina, através do projecto Eco-Valsassina, à rede de escolas associadas da UNESCO.

Sem comentários: