quarta-feira, novembro 29, 2006

Compostagem


Nas últimas décadas, a gestão e tratamento dos resíduos sólidos urbanos (RSU) tem vindo a assumir uma importância crescente. A contaminação do solo, do ar, da água e a ocupação de grandes áreas são alguns dos pontos negativos do destino final mais vulgar de certos resíduos. Assim, é fundamental dar um destino correcto aos resíduos, que passa pela sua valorização: a produção de novos materiais (reciclagem); e de energia eléctrica são apenas alguns exemplos.

A compostagem é o processo de reciclagem da fracção fermentável (matéria orgânica) dos resíduos sólidos urbanos (RSU), e constitui uma forma de eliminar uma parte importante do problema dos RSU, dando um destino útil aos resíduos orgânicos.

Material a reciclar

É um processo natural de decomposição biológica. Evita a acumulação de RSU em aterro e devolve à terra os nutrientes de que necessita.
Este processo permite tratar os resíduos orgânicos domésticos (restos de comida e resíduos de jardim) bem como os resíduos provenientes da limpeza de jardins e parques públicos.
Desta forma transforma-se um problema numa solução.



Aspecto final do composto

A compostagem é uma actividade desenvolvida pelos alunos do 10º ano, na disciplina de Biologia e Geologia. Desta forma valorizamos uma parte dos resíduos orgânicos produzidos no Colégio Valsassina. Os alunos têm como desafio o estudo (descoberta) das bases biológicas deste processo, promovendo assim um ensino prático/experimental.


Sem comentários: