quinta-feira, novembro 26, 2009

No Colégio os resíduos são um importante recurso

Sabia que uma única pilha deixada no solo contamina-o durante mais de 50 anos. E que cerca de 84% do lixo doméstico pode ser reciclado.
E sabia que com a reciclagem de uma lata de alumínio economiza-se a energia suficiente para manter ligada uma televisão durante três horas.


Cabe à geração actual criar as oportunidades com vista a uma educação que desenvolva competências ambientais no que se refere aos actores do futuro.
Como cidadãos, as crianças e os jovens devem aprender a tomar decisões relativas ao ambiente e a estar conscientes no que diz respeito à tomada de certas decisões políticas que podem ter consequências ambientais.

Os resíduos têm sido uma das áreas em destaque no trabalho desenvolvido no Colégio Valsassina no âmbito do projecto ecoValsassina. Baseamo-nos em duas questões essenciais: Reduzir e Valorizar.
Além disso, tentamos estabelecer um conjunto de parcerias que nos permitam assegurar a sustentabilidade ambiental e, em simultâneo, receber para a nossa escola vários materiais/equipamentos. Afinal de contas, os resíduos são verdadeiros recursos!...
Separamos para reciclagem praticamente todo o tipo de resíduos produzidos no Colégio (papel, embalagens, resíduos orgânicos, vidro, etc…).

Mas todos podemos contribuir. Em particular estamos preparados para receber os seguintes resíduos, produzidos por todos os alunos e suas famílias: Tinteiros usados; pilhas; óleos alimentares usados; Resíduos de equipamentos eléctricos e electrónicos (pequenos electrodomésticos).

Sem comentários: