domingo, maio 24, 2009

V Congresso Infanto-Juvenil sobre Sustentabilidade

O Centro de Orientação e Ocupação de Tempos Livres de Linda-a-Velha, com as valências de Creche, Jardim-de-infância e Tempos Livres tem vindo a desenvolver vários projectos no âmbito da Sustentabilidade, numa perspectiva de mudança e de inovação nos seus programas curriculares.
Nesse âmbito, e tendo realizado as quatro primeiras edições do Congresso Infanto-Juvenil sobre Sustentabilidade com um imenso sucesso, o V Congresso Infanto-Juvenil sobre Sustentabilidade, terá lugar no Taguspark em Oeiras, dia 22 de Maio, para o qual esperamos receber cerca de 600 alunos, e que visa contribuir para o cumprimento dos objectivos estipulados no currículo da Educação Básica, nomeadamente no “desenvolvimento de valores, atitudes e práticas que contribuam para a formação de cidadãos conscientes e participativos numa sociedade democrática”, e de acordo com a Estratégia da CEE/ONU para a Educação para o Desenvolvimento Sustentável.
Considerando a importância da Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável 2005-2014 (ONU), o Compromisso por uma Educação para a Sustentabilidade (OEI) e a Estratégia para a Educação para o Desenvolvimento Sustentável (CEE/ONU), temos vindo com esta iniciativa a contribuir para a sua implementação.
Proporcionando uma percepção integrada dos problemas ambientais, fomentando atitudes e comportamentos favoráveis à promoção de um desenvolvimento sustentável e contribuindo para a formação de cidadãos conscientes da gravidade e do carácter global dos desafios do desenvolvimento sustentável, sensibilizamos todos os intervenientes para a necessidade de participação na tomada de decisões adequadas, promovendo competências profissionais no âmbito da Educação Ambiental e articulando projectos inter-escolas em temáticas transversais.
Após a Conferência Nacional sobre Educação Artística, realizada em Outubro de 2007, no Porto, e da Conferência Mundial sobre Educação Artística, em Março de 2006, em Lisboa, ficou clara a necessidade de desenvolver competências criativas nas jovens gerações do século XXI, constituindo-se deste modo a Educação Artística como instrumento à sua concretização. Assim, nesta edição do Congresso daremos o nosso contributo nessa área, lançando em simultâneo com este evento, o I Festival de Artes Infantis.
A exemplo das edições anteriores o Colégio Valsassina foi convidado a apresentar uma comunicação neste congresso. Assim, foi com enorme honra que a turma C do 7º ano participou em mais uma edição desta iniciativa.
Eco-Trivial foi o trabalho apresentado. Um jogo, inspirado no Trivial Pursuit, em que os temas são relativos ao ambiente. A intenção da turma foi de sensibilizar, de uma forma divertida, toda a comunidade escolar para os problemas sociais, ambientais e económicos que as sociedades estão a passar atualmente.

Sem comentários: