terça-feira, maio 19, 2009

Iª Edição das Mini-Olimpíadas do Ambiente no Colégio Valsassina - Premiados

As Olimpíadas do Ambiente (OA) são uma iniciativa nacional da QUERCUS e da Escola Superior de Biotecnologia do Porto e têm por objectivo a mobilização e sensibilização da comunidade escolar em prol da protecção do Ambiente e da Conservação da Natureza.
As OA têm por objectivos fundamentais:

  • incentivar o interesse pela temática ambiental;
  • desenvolver e aprofundar o conhecimento sobre a situação ambiental portuguesa;
  • promover o contacto com situações experimentais concretas e resolução de problemas específicos;
  • estimular a capacidade de expressão oral e escrita;
  • recompensar o espírito científico;
  • estimular a dinâmica de grupo e o espírito de equipa.

O Colégio Valsassina tem tido uma presença regular nesta competição e tem-se constatado um crescente interesse e adesão dos alunos a iniciativas deste tipo. A participação tem permitido aos alunos trabalharem de uma forma autónoma sendo um meio privilegiado para se adquirirem certas competências, e ao mesmo tempo, contribuir para adquirir, certos valores que incluam um vivo interesse pelo ambiente e uma motivação suficientemente forte para participarem activamente na protecção e na melhoria da qualidade do ambiente.
Foi com base nestes princípios que organizamos, integrado no programa da Semana Verde, a 1ª edição das Mini-Olimpíadas do Ambiente no Valsassina. Esta é uma competição interna, dirigida aos alunos do 3º e do 4º ano, do 1º ciclo. Incluiu uma primeira eliminatória, composta por um teste com perguntas de escolha múltipla e uma de resposta aberta. Daqui saíram 15 finalistas que tiveram de responder a um novo teste e ainda foram desafiados a apresentar uma prova oral, em grupo.
Os grandes vencedores desta 1ª edição foram
1º lugar (ex equo): Rita Miranda e Guilherme Cabral

Aqui deixamos o testemunho dos vencedores.

“Quando soube que íamos participar nas Mini-Olimpíadas do Ambiente fiquei a pensar que tipo de perguntas ia ter de responder e se isto me iria enriquecer muito ou pouco em conhecimento.
Para a 1ª eliminatória tínhamos uma folha para escrever um SMS ao nosso Primeiro-Ministro e ainda algumas perguntas para escolher a resposta.
Todas as perguntas me enriqueceram um pouco em conhecimento e, no final desta fase, senti que estava um pouco “mais esperta” em relação ao ambiente.
Na final tivemos de realizar duas provas: a escrita e a oral. Na escrita fizemos sensivelmente o mesmo que na 1ª fase, e na oral apresentámos um pequeno teatro e ainda elaborámos cartazes. Criámos todos os acessórios necessários na sala de pintura (tínhamos só 30 minutos) e apresentámos o nosso trabalho no auditório do Colégio.
No final, acho que me enriqueceu imenso, não só pela informação que recebi, mas também por ter trabalhado com alunos de outro nível de escolaridade”.

Rita Miranda, 4º C



“Fiquei muito admirado e muito alegre quando soube que tinha ganho, pois sabia que havia outros colegas com mais conhecimentos que eu.
Para mim foi mais fácil responder aos questionários do que dramatizar sobre “como poupar água”.
Gostei de participar nas Mini-Olimpíadas do Ambiente pois aprendi muitas coisas sobre ecologia”.


Guilherme Cabral, 4º B

Sem comentários: