domingo, dezembro 15, 2013

A minha Casa ecológica

A minha Casa ecológica
Beatriz Quiaios*. Antiga aluna do Colégio Valsassina. Atualmente frequenta o curso de Fisioterapia.
* Distinguida com o Prémio Sensibilidade Ambiental relativa ao ano letivo 2012/13

A Quinta das Teresinhas é o meu Colégio, foi nela que eu cresci, que aprendi e que me formei. Desde pequena que o Valsassina sentiu a necessidade da incorporação da componente ambiental nos seus alunos e docentes, para tal integrou o programa Eco-Escolas e foi implementando medidas ecológicas que promovessem o desenvolvimento sustentável e qualidade ambiental.
Durante dez anos fiz parte do programa Eco-Escolas participando em conselhos, palestras, atividades de campo e promovendo a sustentabilidade ambiental. No meu último ano no colégio, recebi um prémio de Sensibilidade Ambiental pelo meu trabalho e empenho neste programa. Nestes dez anos aprendi que temos à frente um grande desafio: para sobreviver precisamos de repor tudo o que tiramos da nossa “Casa”. Precisamos manter o equilibro dos ecossistemas,  que a organizam. Contudo, ajudar o ambiente não é uma tarefa fácil, mas pequenos passos, no nosso quotidiano, já contribuem. E se cada um de nós der um pequeno passado mais saudável será o nosso planeta.
Sempre me ensinaram que temos uma simbiose com a Terra, pois precisamos dela para viver e respirar, mas a Terra também necessita de alguém que a cuide e que lhe dê amor.
O Valsassina dá o seu melhor para que os seus alunos respeitem o meio ambiente, defendendo medidas para um desenvolvimento sustentável e uma preservação do equilíbrio no ecossistema terrestre.

Despeço-me com um grande Obrigada ao Valsassina pelo seu contributo para a resolução dos atuais problemas ambientais, fazendo a diferença. Apelo aos alunos para continuarem a lutar, para que o Valsassina, continue a ser um exemplo nesta sociedade consumista, cega aos problemas ambientais.

Sem comentários: