segunda-feira, dezembro 11, 2006

Um Feliz Eco-Natal

Todos podemos aproveitar o Natal sem comprometer a sustentabilidade e o bem estar do nosso planeta.



Doze passos para um Natal mais Verde” é o mote da campanha que a associação Greenpeace lançou.

O primeiro envolve a oferta de pelo menos um par de lâmpadas que consome menos energia. “Equipar a casa apenas com estas lâmpadas é uma excelente resolução de Ano Novo e um bom investimento.”

Segundo passo: desligar e recusar os aparelhos electrónicos ditos sujos, ou seja, que incorporam elementos tratados mais tarde entre o lixo tóxico. “Os presentes deste ano não devem ser o lixo tóxico do próximo”, clama a Greenpeace, neste momento empenhada em acções de pressão para que a Apple torne os seus produtos mais limpos.
Por outro lado, deve-se reparar na embalagem e não apenas no que lá vem de dentro. Daí o terceiro passo: evitar produtos excessivamente empacotados, feitos com plástico PVC tóxico ou a partir de espécies de árvores ameaçadas como o mogno.

O Natal é a festa da família. Pais, filhos, netos, avós, tios viajam para se encontrarem. “Experimentem os transportes públicos ou organizem esquemas de boleias.” É o quarto passo.

Quanto aos cartões de Natal, só se forem enviados por ‘mail’ ou então produzidos a partir de papel reciclado. E, uma vez revelados os presentes, o destino obrigatório do papel de embrulho é a reciclagem, em Portugal, o caixote azul.

PLANTAR ÁRVORES

Os conselhos em relação ao pinheiro são os de sempre: se for mesmo necessário ter uma árvore natural em casa, é melhor plantar uma e enfeitá-la todos os anos. Caso sejam luminosos, os enfeites devem apagar-se logo que os convivas regressam a casa e quem os recebeu decidido que é hora de repouso.

Ainda no capítulo das decorações de Natal, deve-se dar preferência à naturais – pinhas, por exemplo – em vez das feitas de plástico e sempre reutilizáveis.

A Greenpeace recomenda igualmente moderação nas compras. Nada de exageros na aquisição de artigos, que necessariamente representam consumo de recursos naturais. E se é preciso comprá-los que seja localmente, evitando deslocações.

O décimo passo para um Natal mais verde pode causar espanto: “Partam a louça!” Ou seja, nada de pratos, copos e talheres de plástico. Caso os convidados sejam em número superior aos pratos é sempre possível pedir louça emprestada aos amigos.

O penúltimo não tem exactamente a ver com o ambiente, mas ajuda à paz. Consiste em pendurar muitas imitações de azevinho, porque, na tradição anglo-saxónica, espera-se que as pessoas se beijem quando estão debaixo dele.

Finalmente, o último passo é “cumprir as resoluções de Ano Novo” que contribuem para controlar a mudança climática.

HORA DE COMPRAR

REFLEXÃO

Pense bem antes de fazer compras. Pense no que vai oferecer, a quem e qual a utilidade do presente. Pior que gastar dinheiro é gastá-lo em inutilidades. Não é por dar muitas prendas que vão gostar mais de si...

DURABILIDADE

Privilegie produtos duráveis e que possam ser facilmente reparáveis. O padrão ‘usa e deita fora’ significa produção imparável de resíduos, a que é preciso dar destino e cujo tratamento é oneroso.

EDUCAÇÃO

Prefira artigos educativos – que estimulem a inteligência, a criatividade e o respeito pelos povos e pelo ambiente – principalmente se destinados a crianças e jovens. Os jogos violentos podem ser muito desejados, mas têm pouco de didáctico.

SEM PERIGO

Quando comprar as prendas de Natal verifique se leva artigos inócuos, que não contêm substâncias perigosas ou peças pequenas de mais e que podem ser engolidas pelas crianças.

EMBALAGEM

Tome algum tempo a verificar se os artigos que tenciona oferecer não estão embalados em excesso ou com embalagens complexas. São mais caros, misturam vários materiais e dificultam a reciclagem.

ANIMAIS

Se pensar em oferecer um animal de estimação verifique se tem condições para que ele viva bem. Opte pela adopção de um que precise de uma casa. Nunca compre animais selvagens ou em vias de extinção.

SOLIDARIEDADE

Muitas vezes temos em casa objectos que já não utilizamos mas estão em bom estado. Seleccione os que pode oferecer a vendas de Natal ou instituições.


Umas Festas Felizes são os votos do conselho eco-escolas do Colégio Valsassina

Sem comentários: