sábado, março 22, 2014

Alunos do Valsassina plantam "Papel semente" da Capa da Revista Sábado

O Dia da Árvore e Dia Mundial da Floresta foi assinalado no Valsassina com ações de plantação de "Papel Semente".
Esta ação teve o apoio da Revista Sábado, a qual lançou esta semana uma edição especial e inédita. Esta apresenta uma Capa Plantável, feita de papel semente, de onde nascerão flores silvestres e relva.
A plantação realizou-se em dois locais:
- na horta do jardim de infância, envolvendo alunos de 3 e 4 anos;
- na horta urbana que está a cargo do Valsassina, em pleno Vale de Chelas, envolvendo alunos do 1º ciclo.

A atividade que foi dinamizada por alunos do 7º ano (turma A e B) e do secundário (da Ass. de Estudantes), foi também acompanhada por uma Equipa de Reportagem da Revista Sábado.

Esta atividade não teria sido possível de realizar sem o apoio da Revista Sábado, à qual agradecemos a oportunidade e apoio.















Eco-Escola Colégio Valsassina no programa da manhã do CMTV

Esta semana a Revista "Sábado" apresenta uma edição especial e inédita. De forma a assinalar a chegada da Primavera e o Dia Mundial da Floresta, a capa da revista é plantável. Ou seja, é feita em papel semente e própria para se arrancar e plantar na terra, de onde nascerão flores silvestres e relva.
Neste contexto, pelo trabalho que o Colégio Valsassina tem dessenvolvido no Programa Eco-Escolas, ao longo dos últimos 11 anos, fomos convidados para apresentar o testemunho de uma Eco-Escola no programa da manhã da CMTV, no passado dia 20 de março 2013.


Alunos do Valsassina em ações de intervenção e proteção da natureza no Parque Natural Sintra-Cascais

Alunos do Valsassina exibem com orgulho a placa "Oxigénio". 
"Oxigénio" é um plano de promoção e defesa da natureza e biodiversidade no concelho de Cascais, realizado através de ações de voluntariado. A iniciativa é promovida pela Cascais Ambiente.

A parceria com a Cascais Ambiente tem permitido ao Colégio Valsassina desenvolver várias ações de intervenção e proteção da natureza no Parque Natural Sintra-Cascais.
Depois de 4 anos de trabalho na zona do Pisão de Baixo, este ano alargámos a adopção de um talhão para o Pisão de Cima, em plena Serra de Sintra.
Desde outubro de 2013 que, mensalmente,  duas turmas têm estado no campo a trabalhar, plantando espécies autóctones e/ou eliminando plantas exóticas e invasoras que ameaçam a biodiversidade no local.
A última ação realizou-se no dia 19 de março, onde os alunos aproveitaram a ocasião para inaugurar uma placa representativa da opção do Valsassina em responsabilizar-se por uma área natural.

Esta atividade só é possível com o apoio da Cascais Ambiente que, desde a primeira hora, tem prestado todo o apoio e abertura para o desenvolvimento das atividades. Em particular à Dra Sara Saraiva, o nosso obrigado por toda a disponibilidade e dedicação que tem demonstrado em todas as atividades realizadas.











quinta-feira, março 06, 2014

Floresta Comum - Plantação no Parque da Bela Vista

Para aumentar a mancha verde e potenciar a biodiversidade da cidade, a CML irá realizar no Parque da Bela Vista, no âmbito do “Floresta Comum”, a plantação de 2000 Pinheiros mansos e 410 Azinheiras, árvores autóctones, bem adaptadas ao clima e solo de Lisboa. O “Floresta Comum” tem como missão promover a produção, angariação e distribuição de árvores autóctones, a projetos que demonstrem motivação, comprovem competências e possuam os meios necessários para proceder ao plantio e cuidado das florestas que tencionam plantar. O objetivo é fomentar e incentivar a criação de uma floresta com altos índices de biodiversidade e de produção de serviços ecológicos, fazendo chegar os conhecimentos e as árvores às pessoas e instituições que possuem vontade e condições para intervir. Pretende-se, assim, envolver a comunidade e potenciar a criação de estruturas e redes locais de recuperação da floresta autóctone portuguesa. Pelo trabalho que o Colégio Valsassina tem desenvolvido na área ambiental e sustentabilidade fomos convidados pela CML a participar na ação que está agendada para dia 10 de março, entre as 14h e as 16h. As turmas participantes são: 5ºA; 5ºD; 6ºB; 6ºC.

Horta urbana

O maior espaço urbano do país para albergar hortas encontra-se em Chelas, na freguesia de Marvila, concelho de Lisboa.
Este parque hortícola tem cerca de 15 hectares, dos quais 6,5 serão destinados às hortas.
Numa fase inicial, serão criados cerca de 400 talhões, cada um com 150 metros quadrados de área. Parte dessa será atribuída directamente aos hortelãos (cerca de 100) que já ocupavam o local, levando àquela zona da capital a antiga tradição do cultivo urbano. Quanto ao restante espaço, esse foi objecto de concurso público.
O Colégio Valsassina candidatou-se a um talhão, o qual desde o princípio deste ano está já a cargo da nossa escola.
Os responsáveis por este talhão são os alunos do 1º ciclo.
A instalação de estruturas de apoio e a exploração do espaço está a marcar o início dos trabalhos…

Alunos do 1ºA

Ação plantação e remoção de exóticas - 28/2/2014

Decorreu no passado dia 28 de fevereiro mais uma ação de intervenção no talhão do Valsassina. Esta ação insere-se no projeto "1 aluno, 1 árvore, 1 compromisso" que se desenvolve no âmbito do Projeto Oxigénio,
resultante da parceria com a Agência Cascais Ambiente.
Desta vez foram os alunos das turmas 7ºB e 7ºD que estiveram em ação...









Conferência: A Mãe de água e o Aqueduto