domingo, dezembro 15, 2013

Reunião do Conselho Eco-Escolas

Realizou-se no passado dia 13 de dezembro mais uma uma reunião do Conselho Eco-Escolas.












Tem pilhas, medicamentos fora de uso ou óleo alimentar usado em casa? Traga-os para o Colégio Valsassina!...

Tem pilhas, medicamentos fora de uso ou óleo alimentar usado em casa?
Traga-os para o Colégio Valsassina!...

No Colégio Valsassina damos valor ao lixo…Os resíduos têm sido uma das áreas em destaque no trabalho desenvolvido no Colégio Valsassina no âmbito do projeto ecoValsassina. Baseamo-nos em duas questões essenciais: Reduzir e Valorizar.

Todos podemos contribuir com:
·       - Pilhas e baterias usadas
o   Está a decorrer, até ao dia 31 de dezembro, um peditório nacional de recolha de pilhas e baterias usadas, a favor doInstituto Português de Oncologia (IPO) de Lisboa. Ajude-nos a ajudar…
·       -  Medicamentos: embalagens vazias e os medicamentos fora de uso.
o   Está a decorrer até Março um concurso que pretende distinguir as escolas que recolherem maior quantidade de embalagens vazias e dos medicamentos fora de uso
·         - Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos
·         - Óleos alimentares usados
·         - Tinteiros

Contamos com a vossa participação.


Sabe qual é o seu impacte no Planeta? Calcule AQUI a sua Pegada Ecológica…

A minha Casa ecológica

A minha Casa ecológica
Beatriz Quiaios*. Antiga aluna do Colégio Valsassina. Atualmente frequenta o curso de Fisioterapia.
* Distinguida com o Prémio Sensibilidade Ambiental relativa ao ano letivo 2012/13

A Quinta das Teresinhas é o meu Colégio, foi nela que eu cresci, que aprendi e que me formei. Desde pequena que o Valsassina sentiu a necessidade da incorporação da componente ambiental nos seus alunos e docentes, para tal integrou o programa Eco-Escolas e foi implementando medidas ecológicas que promovessem o desenvolvimento sustentável e qualidade ambiental.
Durante dez anos fiz parte do programa Eco-Escolas participando em conselhos, palestras, atividades de campo e promovendo a sustentabilidade ambiental. No meu último ano no colégio, recebi um prémio de Sensibilidade Ambiental pelo meu trabalho e empenho neste programa. Nestes dez anos aprendi que temos à frente um grande desafio: para sobreviver precisamos de repor tudo o que tiramos da nossa “Casa”. Precisamos manter o equilibro dos ecossistemas,  que a organizam. Contudo, ajudar o ambiente não é uma tarefa fácil, mas pequenos passos, no nosso quotidiano, já contribuem. E se cada um de nós der um pequeno passado mais saudável será o nosso planeta.
Sempre me ensinaram que temos uma simbiose com a Terra, pois precisamos dela para viver e respirar, mas a Terra também necessita de alguém que a cuide e que lhe dê amor.
O Valsassina dá o seu melhor para que os seus alunos respeitem o meio ambiente, defendendo medidas para um desenvolvimento sustentável e uma preservação do equilíbrio no ecossistema terrestre.

Despeço-me com um grande Obrigada ao Valsassina pelo seu contributo para a resolução dos atuais problemas ambientais, fazendo a diferença. Apelo aos alunos para continuarem a lutar, para que o Valsassina, continue a ser um exemplo nesta sociedade consumista, cega aos problemas ambientais.

Os mais novos e os mais velhos

Todos os cidadãos têm o dever de preservar as espécies e o planeta onde vivem, por isso é que nós, os mais novos, os que estão agora a começar a estudar este assunto, somos ensinados a poupar energia, a poupar água, a reciclar, para que as gerações futuras tenham um futuro melhor.

Penso que fazemos os possíveis para preservar o planeta e as espécies, mas só nós, os mais novos, não conseguimos mudar o mundo, pois estamos dependentes dos adultos. Contudo, se nos unirmos, podemos fazer ainda mais do que fazemos para que o nosso planeta resista. Juntos conseguimos mais. Por isso, na minha opinião, devemos unir-nos todos para emendar o que os mais velhos têm feito ao longo destes anos e garantir assim um futuro melhor ao nosso planeta.

Todos devemos ser responsáveis pelo planeta, porque o futuro do Homem e das espécies, depende dele. Portanto temos de nos unir para podermos melhorar o que pode ser melhorado  para que todas as espécies que habitam no  planeta, resistam corajosamente ao que lhes temos feito.

Para um futuro melhor para as espécies, para o planeta, para os humanos, (novos e velhos, jovens e adultos) é tempo de  agirmos em comum.

Mariana Serra. 7ºA


A Preservação do Planeta

A preservação do planeta é um tema pelo qual todos se deviam preocupar porque é uma importante ação que tem que ser feita e que só se consegue com um trabalho de equipa.

É na Terra que vivem todas as plantas e animais (incluindo a espécie humana). Se não preservarmos o planeta, um dia poder-se-ão extinguir a maior parte dos seres vivos que nele habitam.

Para preservar o planeta, temos que mudar a nossa maneira de viver e em vez de usarmos fontes poluidoras, podemos, como alternativa, usar fontes naturais (água, vento, etc…) para produzir energia. Mas apenas isso não chega. Na minha opinião, também os automóveis são grandes poluidores, por isso talvez devêssemos utilizar um meio de transporte menos poluidor (metro, por exemplo). As fábricas também poluem muito e acho que isso deveria ser mudado, encontrando alternativas menos poluentes para tratar os desperdícios, por exemplo.

Com estas e outras medidas, ajudamos o planeta e protegemos as espécies que tanta falta nos fazem.

E tudo isto só se consegue se todas as pessoas contribuírem e forem responsáveis, por isso se diz que “A preservação do planeta e das espécies é da responsabilidade de todos os cidadãos”.


Filipa Silva. 7º A

Crescer num espaço quinta

Um dos motivos pelos quais os meus pais me inscreveram no Colégio Valsassina foi a oportunidade de crescer num local privilegiado em espaços verdes, inserido numa grande cidade como Lisboa.

Em primeiro lugar, crescer num espaço quinta é crescer em permanente contacto com a Natureza. Desde pequenos, que através da horta do jardim-de-infância, aprendemos a respeitar e a cuidar dos espaços verdes. Recordo com nostalgia, as idas à quinta e as visitas ao jardim da casa principal.
Por outro lado, são vários os projetos em que somos desafiados a desenvolver trabalhos manuais como colagens com materiais da quinta.

Em segundo lugar, os educandos desfrutam por diversas vezes de aulas ao ar livre, desde as aulas de Ciências da Natureza até às de Educação Física. Mais recentemente, tenho trabalhado em projetos da disciplina de Biologia e Geologia em que a componente prática é muitas vezes desenvolvida no exterior.

Todos os anos, antes do final do ano letivo, temos a festa da escola, onde alunos, professores, funcionários e encarregados de educação se reúnem para um piquenique, usufruindo deste espaço.
No meu caso, tive o duplo privilégio de crescer com a Natureza, tanto durante o período escolar, como em férias e fins-de-semana, o que me permitiu complementar estas duas vertentes. Sem dúvida alguma, que foi deste “percurso verde” de 12 anos no colégio, que resultou a minha predileção pela área científica.


Mafalda Gomes. 10º1A

Compostagem no Valsassina

A compostagem é um processo de valorização da matéria orgânica. Consiste na decomposição dos resíduos domésticos por acção de microrganismos que na presença de oxigénio (processo aeróbio), originam uma substância designada composto. 

O composto que se obtém no fim do processo poderá ser utilizado como adubo, uma vez que melhora substancialmente a estrutura do solo. O composto possui fungicidas naturais e organismos benéficos que ajudam a eliminar os organismos patogénicos que perturbam o solo e as plantas. 

Como é habitual todos os anos, aproveitando a queda das folhas nas árvores da Quinta Valsassina, iniciámos mais uma vez o processo de compostagem.
Para além da valorização dos resíduos orgânicos do espaço-Quinta este processo será monitorizado e acompanhado cientificamente pelos alunos na disciplina de Biologia e Geologia (10º ano) e Ciências Naturais (8º ano).

O composto produzido, no final do ano letivo será "oferecido" aos alunos do jardim de infância para colocar na sua horta.











Workshop "EcoJornalistas...Missão 3R,s"

Durante a semana de 18 a 22 de Novembro os alunos das turmas do 10º1A e 10º1B participaram no Workshop "EcoJornalistas...Missão 3R,s". Esta atividade inseriu-se no Media Lab do Diário de Notícias e teve o apoio da Valorsul, uma vez que decorreu em plena Semana Europeia da Prevenção da Produção de Resíduos. Como tal, os alunos foram desafiados a elaborar um pequeno jornal temático, abordando temas relacionados com os resíduos, ambiente e sustentabilidade.

Neste workshop, os alunos assumiram-se como jornalistas e editores vivendo a experiência de criar um jornal. Foi possível vivenciar e aprender como são tomadas as decisões editoriais e discutir os critérios que vão justificar a edição da sua 1ª página final.











Semana da Ciência e da Tecnologia 2013 - Ateliers de alunos para alunos...

Ateliers dinamizados por alunos do secundário para os seus colegas do 1º e 2º ciclo