domingo, março 13, 2011

Seminário “Educação para o Desenvolvimento Sustentável”, Conselho Nacional de Educação

“Educação para o Desenvolvimento Sustentável” foi o tema do seminário que o Conselho Nacional de Educação (CNE) organizou no dia 4 de Março.
Com esta iniciativa, pretendeu-se fazer um balanço do que tem sido feito a nível nacional e internacional no contexto das políticas e da investigação e contribuir para o debate informado desta temática e da sua inclusão nos currículos e práticas escolares.
Este seminário inseriu-se no âmbito da celebração da década das Nações Unidas da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (2005-2014), cuja visão consiste “em integrar os valores inerentes ao Desenvolvimento Sustentável em todas as facetas da aprendizagem com vista a fomentar as mudanças de comportamento necessárias para se alcançar uma sociedade mais sustentável e justa para todos”.
Também se enquadrou na Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento, que tem como objectivo geral “promover a cidadania global através de processos de aprendizagem e de sensibilização da sociedade portuguesa para as questões do desenvolvimento”.
Paralelamente a este seminário, esteve patente uma mostra de projectos que ilustra práticas desenvolvidas pelas escolas de todo o país, no âmbito da Educação para o Desenvolvimento Sustentável. O Colégio Valsassina, enquanto Escola Associada da UNESCO e Eco-Escola foi convidado a estar presente nesta mostra.