domingo, março 15, 2009

Seminário Regional Eco-Escolas/Jovens Repórteres para o Ambiente, S. Miguel, Açores

A Secretaria Regional do Ambiente e do Mar, através do Gabinete de Promoção Ambiental, em parceria com o Observatório Vulcanológico e Geotérmico dos Açores – Ecoteca da Lagoa, organiza nos dias 21 e 22 de Março, no concelho de Lagoa, ilha de São Miguel, o 8.º Seminário Regional Eco-Escolas/Jovens Repórteres para o Ambiente, destinado aos professores coordenadores dos programas de Educação Ambiental referidos, aos técnicos dos municípios, que nos respectivos departamentos da educação ou de ambiente apoiam as escolas e a todos os profissionais ligados à Educação Ambiental/Educação para o desenvolvimento sustentável.
O objectivo do Seminário é reunir os intervenientes, de forma a incentivar a comunicação; possibilitar uma partilha de objectivos comuns e a troca de experiências; debater a metodologia e as estratégias do programa Eco-Escolas; fornecer informação específica relacionada com os temas base (Água, Resíduos e Energia), o tema do ano (Alterações Climáticas) e um dos temas complementares (Biodiversidade), assim como dar a conhecer novas formas de educar para o ambiente, através da realização de ateliers de carácter prático.
Na sequência do convite feito pela Secretaria Regional do Ambiente e do Mar, o nosso projecto «Gestão Voluntária de Carbono - A Caminho de uma Low Carbon School» vai ser apresentado neste seminário. Pretendemos deste modo dar o nosso contributo para o combate ao "maior desafio do século XXI", as alterações climáticas.

quinta-feira, março 12, 2009

Somos todos parte da solução!....


Hora do Planeta, 28 Março 2009, 20h30

Hora do Planeta é uma iniciativa da WWF que pretende mobilizar mil milhões de pessoas contra as alterações do clima.

No próximo dia 28 de Março, às 20H30, tens um compromisso com o Planeta para demonstrar que a luta contra as Alterações Climáticas é possível.
Esta iniciativa, promovida pela WWF, envolve Cidadãos Comuns, Governos e Empresas numa acção conjunta que pretende sensibilizar os menos atentos para os efeitos nefastos do aquecimento global. Até ao momento, mais de 900 cidades em 80 países já se comprometeram a apagar as luzes dos seus edifícios mais emblemáticos.
Em Lisboa, o Cristo-Rei, a Ponte 25 de Abril, o Palácio de Belém, o Mosteiro dos Jerónimos, a Torre de Belém, o Padrão das Descobertas, o Castelo de São Jorge, os Paços do Concelho, o Museu da Electricidade e o Centro Cultural de Belém vão ficar às escuras como sinal de apoio à mensagem da Hora do Planeta.
Cada gesto que tomemos no decorrer dessa hora vai ajudar a fomentar a sensibilidade mundial sobre o futuro do Planeta e a necessidade de encetar outras pequenas acções que podem marcar uma grande diferença, como por exemplo: usar lâmpadas de baixo consumo, desligar o ar-condicionado e preparar uma festa ou jantar à luz de velas com amigos e família.
Participa!...

quarta-feira, março 11, 2009

Manhãs da Renascença...

Conheça a Geração Eco!

São muito conscientes e o planeta está seguro nas mãos deles!
Esta 5ª-feira, dia 12/03/09, nas Manhãs da Renascença são as crianças que vêm falar aos crescidos sobre os cuidados a ter com o Ambiente e tirar dúvidas sobre Reciclagem. Conheça uma geração que promete cuidar muito bem do seu Planeta!
Das 7h00 às 10h00

terça-feira, março 10, 2009

2ª Edição de “Os Dias do Desenvolvimento”

O Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento (IPAD) está a preparar a 2ª Edição de “Os Dias do Desenvolvimento”, com o apoio da Direcção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular e outras entidades, evento que tem como público-alvo o público em geral e, em particular, escolas, professores e alunos do 2º e 3º ciclos e ensino secundário.
Nesta 2ª Edição “Por um Mundo Sustentável: Desenvolvimento e Recursos” serão tratados temas no âmbito dos Objectivos do Milénio, tais como: A Água e o Combate à Pobreza; Energia e Energias Alternativas, e Desenvolvimento Sustentável; Gestão dos Recursos e Respeito pelo Meio Ambiente; Recursos Agrícolas; Saúde e Desenvolvimento Humano, temas que se ligam com a necessidade de cumprir as metas estabelecidas nos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio.
Este evento, que engloba exposições, conferências e seminários, permitirá o intercâmbio de docentes e alunos, bem como o conhecimento e a divulgação de actividades da cooperação com “Países em Desenvolvimento em particular Países de Língua Oficial Portuguesa”.
O trabalho desenvolvido no Colégio Valsassina nas áreas da Educação Ambiental e Educação para o Desenvolvimento Sustentável vai ser apresentado neste evento, que decorrerá na FIL-Pavilhão do Rio (junto à rua da Junqueira).
Vamos estar no stand nº 21. O horário de funcionamento é:
- 28/04/09, das 10h00 às 20h00
- 29/04/09, das 10h00 às 22h00
Para mais informações consultar:
http://www.diasdodesenvolvimento.org
http://www.ipad.mne.gov.pt
ou envie-nos um e-mail para: ecovalsassina@hotmail.com

quinta-feira, março 05, 2009

Escolas verdes - Revista Ginkgo

A edição de Março de 2009 da revista Ginkgo tem uma reportagem sobre as Eco-Escolas. O Colégio Valsassina é uma das escolas abordadas nessa reportagem.
A não perder!...

Resultados da 2ª eliminatória das XIV Olimpíadas do Ambiente

Realizou-se no passado dia 3 de Março a 2ª eliminatória das XIV Olimpíadas do Ambiente. Apresentamos os resultados da parte relativa às questões de escolha múltipla (máximo de 30 pontos).
Para mais informações sobre esta competição consultar http://www.esb.ucp.pt/twt/olimpiadas/

AQUI HÁ NINHO - testemunhos do 1º Workshop

Passados alguns dias sobre o 1º workshop organizado pelo Departamento de Educação Ambiental da Câmara Municipal de Lisboa para iniciar este projecto, foi pedido aos alunos envolvidos (2ºA) que relatassem o que sentiram, o que aprenderam e quais as suas expectativas.
Nos textos que aqui se transcrevem (onde apenas houve o cuidado de corrigir os erros ortográficos e alguns erros de concordância), sobressaem algumas frases que nos parecem mais expressivas e significativas da forma como as crianças estão a viver este projecto.
«Quando me disseram que a nossa turma ia participar no projecto “Aqui há ninho” eu fiquei muito feliz por termos sido escolhidos.
Neste projecto primeiro ouvimos as explicações dos senhores da Câmara Municipal de Lisboa sobre as diferentes espécies de pássaros que existem em Lisboa. Depois, com as folhas que nos deram com a indicação de como se construíam as caixas-ninho, dividiu-se a turma em grupos e cada grupo fez ou um telhado ou uma caixa. No final juntaram-se as caixas com os telhados e ficámos com as caixas-ninho, que os senhores da C.M. de Lisboa colocaram nas árvores do colégio, a 3 metros de altura. Deram-nos também uma ficha com perguntas sobre o trabalho que realizámos.»
Francisco P.

«Quando recebemos a novidade de que tínhamos ganho o projecto do “Aqui há ninho” eu fiquei muito feliz e entusiasmado.
O projecto serve para ajudarmos os passos a terem menos frio e para não apanharem com a chuva. As espécies de pássaros que cabem lá dentro são: o chapim, a trepadeira e a carriça.»
Miguel P.

«Eu gostei muito do início do projecto. Estivemos a ver umas espécies de pássaros tal como: chapim, a trepadeira e o vermelhão.
Quando eu soube que o projecto era nosso foi como se eu tivesse ganho a lotaria.
Espero que os pássaros habitem nos ninhos. Espero que os pássaros sejam felizes.»
Duarte M.
«Quando recebi este projecto o meu coração bateu: Tum! Tum! Tum!
Eu adorei montar a caixa-ninho. Gostei dos tipos de pássaros que me mostraram. Adorei!»
Inês N.

«Quando ouvi dizer que tínhamos um projecto nas nossas mãos fiquei toda excitada.
Fizemos as caixas-ninho, depois ainda pusemos nas árvores.
Agora estamos a observar se algum pássaro entra em alguma caixa-ninho.»
Filipa S.

«Gostei muito de participar no projecto “Aqui há ninho”. Foi muito giro. Fizemos um ninho e vimos numa televisão as características de alguns pássaros: os pássaros que ocupavam as caixas-ninho e os que não ocupavam as caixas-ninho.
Fizemos duas fichas e vimos senhores a pôr os ninhos: foi o nosso e os dos outros grupos que fizeram a caixa e o telhado.
Senti-me muito feliz. Obrigado senhores do “Aqui há ninho”.»
Francisco B.

«Eu estava na aula porque já tinha tocado. De repente a Andreia chegou à sala e contou aos alunos uma novidade: “ Vamos participar num projecto chamado “Aqui há ninho” e se tiverem oportunidade podiam pesquisar e dizer quais eram as espécies que andavam dentro de Lisboa”. E também disse que os senhores da Câmara vinham à escola para nos explicar tudo sobre o projecto e eu fiquei muito contente.
Quando eles chegaram a turma inteira ficou muito contente e havia na sala de aula um ecrã gigante para vermos umas imagens de pássaros e víamos se entravam ns caixas-ninho ou não. Os senhores disseram que tínhamos que fazer um ou mais ninhos artificiais e explorar os ninhos para ver os pássaros que entravam nas caixas-ninho. E é isso que vamos fazer.»
Diogo A.

«Eu acho que o “Aqui há ninho” foi muito giro: fazer os ninhos e muito mais coisas. Vimos pássaros, oito ninhos. Fizemos uma folha. Aprendemos muito. O “Aqui há ninho” foi sobre pássaros. Foi muito giro.»
Afonso C.

«Eu quando ouvi falar do “Aqui há ninho” fiquei muito contente. Adorei quando falámos sobre pássaros. Depois ainda construímos caixas-ninho. A seguir preenchemos uma folha com perguntas sobre pássaros e sobre caixas-ninho.
Dias depois fomos ver se já havia pássaros, mas ainda não havia pássaros. Mas nós ainda não vimos tudo, por isso não podemos contar mais nada.»
Afonso N.

«Quando eu recebi a mensagem que nós tínhamos ganho o concurso da “Aqui há ninho” eu fiquei tão contente que fiquei apaixonada e eu quarta-feira não pude ir fazer as caixas-ninho mas quinta-feira fui contar os ninhos.»
Margarida

«Eu e o meu grupo da escola fizemos ninho para os passarinhos. Eu gostei deste trabalho, de construir casas para os passarinhos. Eu espero que eles vão viver para lá.
Com este nosso trabalho, o nosso colégio vai ficar muito mais bonito.»
Vasco C.

«Quando me disseram que ia começar o projecto “Aqui há ninho” eu fiquei muito excitado. E foram quatro pessoas que nos explicaram uma parte do projecto. E senti que era muito giro.»
Martim M.

«Quando soube que iríamos fazer o “Aqui há ninho” fiquei feliz, inspirado a conhecer outras coisas. E encantado. E penso que o projecto é divertido, giro e etc. Espero que nos voltem a acontecer coisas destas.
Obrigado por ler este artigo.»
Guilherme B.