sábado, janeiro 24, 2009

Acta do 1º Conselho EE do ano lectivo 2008/09

Aos vinte e cinco dias do mês de Novembro do ano de dois mil e oito, pelas catorze horas e quarenta e cinco minutos, realizou-se, no Auditório do Colégio Valsassina, a primeira reunião do Conselho Eco-Escolas do corrente ano lectivo.
Estiveram presentes os professores, funcionários, os alunos e os representantes da Cerci mencionados no documento em anexo.
Na reunião chamou-se a atenção dos presentes para os sete passos da Eco-Escola e para as funções do Conselho Eco-Escola. Foram ainda transmitidas as novidades quer sobre o mesmo Conselho quer acerca da XIV edição das Olimpíadas do Ambiente. Quanto à cerimónia do hastear da Bandeira Verde, foram informados os presentes sobre a inauguração do painel de azulejos aquando do hastear e foram pedidas ideias para outros eventos a ocorrer em simultâneo com a iniciativa. No que diz respeito à Auditoria Ambiental do corrente ano, foi feita uma pequena apresentação dos objectivos deste passo de uma Eco-Escola e um grupo de alunos da turma B do sétimo ano divulgou as falhas detectadas nas casas de banho do Colégio, nomeadamente no desperdício de água provocado pela desregulação dos temporizadores das torneiras. Foram também apresentados os dados referentes ao conhecimento da política dos três Rs por parte dos elementos da comunidade escolar: sessenta por cento dos alunos do segundo ciclo, quarenta por cento dos alunos do terceiro ciclo, cem por cento dos alunos do ensino secundário e trinta por cento dos funcionários inquiridos sabem o significado dos Rs.
Na segunda parte da reunião constituiram-se grupos entre os presentes de modo a que fossem heterogéneos. A cada grupo foi atribuida a tarefa de escolher um problema nas políticas ambientais do Colégio. Assim, acerca desse problema, foi pedido que fizessem a sua definição, caracterização e que encontrassem modos de resolver o problema (estratégias e formas de redução das variáveis negativas e reforço das positivas). Deveriam ainda referir quais os elementos da comunidade escolar envolvidos na resolução do referido problema. Posteriormente, cada grupo escolheu um porta-voz para apresentar os principais resultados da discussão. Deste modo é de assinalar que os principais problemas apresentados pelos grupos incidiram no excessivo gasto de água bem como no de papel, referindo a importância da implementação do uso de papel reciclado.
Os documentos de trabalho dos grupos assim como as propostas que irão ser incluídas no plano de acção 08/09 encontram-se em anexo.
Nada mais havendo a acrescentar deu-se por terminada a reunião da qual se lavrou a presente acta que, após lida, será assinada por todos os presentes e por mim que a elaborei.
J.S.

quinta-feira, janeiro 15, 2009

1ª Eliminatória Olimpíadas Ambiente - alunos distinguidos no Colégio Valsassina

Para além dos alunos participarem na competição a nível nacional a prova da 1ª eliminatória das Olimpíadas do Ambiente foi ainda aproveitada como concurso interno no Colégio Valsassina.
Pretendíamos destacar, e premiar, o melhor classificado em cada nível de ensino.
1º Classificado do 7º ano: Tomás Carvalho, 7ºB
1º Classificado do 8º ano: Fernando Ferro, 8ºC
1º Classificado do 9º ano: Ana Barata, 9ºC
1º Classificado do secundário: Ana Filipa Louro, 12º1A

quarta-feira, janeiro 14, 2009

Apresentação do Projecto DAPHNIA

Apresentação do Projecto DAPHNIA que vai ser desenvolvido pelas turmas de biologia do Colégio Valsassina.

«Aqui há ninho» no Valsassina

Projecto “Aqui há Ninho”
Através de um conjunto de workshops e actividades, o projecto “Aqui há Ninho!” convida os alunos a conhecer a avifauna existente na cidade e a envolver-se directamente na sua conservação, através da colocação de ninhos artificiais no recinto escolar e monitorização da nidificação com pequenas câmaras de vídeo colocadas no interior de ninhos ocupados.

Este programa de Educação Ambiental insere-se no âmbito de um projecto de cariz científico a ser realizado no Parque Florestal de Monsanto entre 2008 e 2009, com a colaboração da Faculdade de Ciências de Lisboa. Os dados obtidos pelos alunos serão incluídos neste estudo, pelo que se trata de uma excelente oportunidade de sensibilização ambiental aliada à possibilidade de participação directa num projecto de investigação científica.
Depois de ter apresentado a candidatura o Colégio Valsassina foi uma das escolas seleccionadas para participar neste projecto. A turma C do 2º ano vai estar directamente envolvida nesta iniciativa e terá ainda a responsabilidade de dinamizar acções junto dos colegas de outras turmas/anos.
O 1º workshop está já marcado para o próximo dia 28 de Janeiro.
Brevemente daremos mais informações.

Ecovalsassina na SIC on line


segunda-feira, janeiro 12, 2009

Seminário Nacional Eco-Escolas 2009

Vai realizar-se nos próximos dias 16, 17 e 18 de Janeiro, mais um Seminário Anual Eco-Escolas.
Este seminário, que decorrerá este ano em Seia, é dirigido a professores e técnicos de municípios envolvidos em educação ambiental (para a sustentabilidade). Tem como principais objectivos:
  • Reunir os professores coordenadores do Programa Eco-Escolas e os técnicos dos municípios envolvidos na educação ambiental, por forma incentivar a comunicação, possibilitar uma partilha de objectivos comuns e a troca de experiências;
  • Divulgar novos projectos e iniciativas relativas ao Eco-Escolas 2008/2009;
  • Fornecer infornação específica relacionada com o tema do ano: Alterações climáticas;
  • Fornecer informação científica e pedagógica relativamente aos temas de trabalho;
  • Proporcionar a participação em ateliers de carácter prático conducentes a um enriquecimento de estratégias em educação ambiental;
  • Debater a metodologia e as estratégias do Programa Eco-Escolas;
  • Favorecer a troca de experiências através da participação em Foruns de Debate.

Dias 16 e 17 existirão momentos de comunicações temáticas, boas práticas em Eco-Escolas e em municípios, ateliers práticos tipo oficina e ainda fóruns de discussão inter-pares (escolas com escolas e câmaras com câmaras). Em paralelo várias exposições e Eco-mostra.
Durante o Seminário serão ainda apresentadas as novidades do ano - Brigada Verde; Escola da Energia; Concurso Eco-Código e a Geração Depositrão, bem como abordadas as visitas às escolas.
No dia 18, domingo, realizar-se-à uma visita à Serra.

Tal como tem acontecido desde que o Colégio entrou na rede Eco-Escolas vamos estar presentes com dois professores do ensino básico e secundário.

Para consultar o programa completo carregar aqui.

1ª Eliminatória das OA

Realizou-se no passado dia 8 de Janeiro realizou-se a 1ª eliminatórioa das Olimpíadas do Ambiente. Esta contou com a particiação de 328 alunos do Colégio Valsassina: 303 na categoria júnior (3º ciclo); 25 na categoria sénior (secundário).
Os primeiros classificados em cada categoria foram:
Categoria júnior (3º ciclo):
  • FRANCISCO SOUSA, 7º C (20 pts)
  • TOMÁS CARVALHO, 7º B (20 pts)
  • ANA BARATA, 9º C (19 pts)
  • FERNANDO FERRO, 8º C (18 pts)
  • MADALENA COSTA, 9º C, (18 pts)
  • VASCO DIOGO, 7º C (18 pts)

Categoria sénior (secundário)

  • ANA FILIPA LOURO, 12º 1A (26 pts)
  • JOÃO SOUSA, 11º 1B (20 pts)
  • JOSÉ PATTO, 11º 1A (20 pts)

As classificações obtidas referem-se apenas às questões de escolha múltipla (máx. 30 pts). A pergunta de desenvolvimento é corrigida pela organização nacional, apenas em caso de empate.

Para mais informações http://www.esb.ucp.pt/twt/olimpiadas/

quinta-feira, janeiro 01, 2009

Balanço Ambiental 2008

Como foi 2008 em termos ambientais?
A Quercus A.N.C.N. dá a conhecer o melhor e o pior de 2008. Para saber mais carrega aqui.

Apesar do ano 2008 ter sido marcado por questões económicas, como a subida do preço do petróleo e a crise financeira, as questões ambientais não foram relegadas para o esquecimento. É cada vez mais unânime nas sociedades actuais que a melhoria do desempenho ambiental é também uma forma de combater os problemas sociais e económicos.´Na verdade, a subida do preço do petróleo fez aumentar o investimento público e privado nas energias renováveis e, apesar de ter voltado a descer tão abruptamente quanto subiu, a sociedade já percebeu a necessidade de encontrar alternativas energéticas ao petróleo, não só pelos problemas ambientais que provoca, mas também pela volatilidade do seu preço nos mercados internacionais. No entanto, apesar de 2008 ter sido o primeiro ano de cumprimento do protocolo de Quioto, para além dos efeitos decorrentes da subida do preço dos combustíveis, não se notou nenhum esforço acrescido para reduzir as emissões dos gases com efeito de estufa em Portugal.
(texto: Quercus.pt)