quarta-feira, março 26, 2008

ICEBERGS, NEVE E MUITOS PINGUINS: AS RAZÕES DO ANO POLAR INTERNACIONAL...

O Serviço de Ciência da Fundação Calouste Gulbenkian, em colaboração com a Ciência Viva, realiza no Auditório 2 da Fundação Calouste Gulbenkian um ciclo de conferências com o título «Na Fronteira da Ciência», no qual participam reconhecidos investigadores/cientistas.
ICEBERGS, NEVE E MUITOS PINGUINS: AS RAZÕES DO ANO POLAR INTERNACIONAL – foi o título de mais uma conferência que se realizou hoje, dia 26 de MARÇO, proferida pelo Prof. JOSÉ XAVIER, do Centro de Ciências do Mar, Universidade do Algarve.
O Colégio esteve mais uma vez presente com um grupo de elementos do conselho eco-escola.
Foi uma exelente oportunidade para contactar de perto com a perspectiva portuguesa de “realizar ciência” e de viver num dos mais fascinantes locais do Planeta: a Antárctica.
Para mais informações carregar aqui.

sexta-feira, março 21, 2008

Cada árvore é um ser para ser em nós...

Cada árvore é um ser para ser em nós
Para ver uma árvore não basta vê-a
a árvore é uma lenta reverência
uma presença reminiscenteuma habitação perdida
e encontrada
À sombra de uma árvore
o tempo já não é o tempo
mas a magia de um instante que começa sem fim
a árvore apazigua-nos com a sua atmosfera de folhas
e de sombras interiores
nós habitamos a árvore com a nossa respiração
com a da árvore
com a árvore nós partilhamos o mundo com os deuses

António Ramos Rosa

Dia da árvore

(Fotografia: João Gomes. PNPG - Pitões das Júnias)
A comemoração oficial do Dia da Árvore teve lugar pela primeira vez no estado norte-americano do Nebraska, em 1872. John Stirling Morton conseguiu induzir toda a população a consagrar um dia no ano à plantação ordenada de diversas árvores para resolver o problema da escassez de material lenhoso.
A Festa da Árvore rapidamente se expandiu a quase todos os países do mundo, e em Portugal comemorou-se pala primeira vez a 9 de Março de 1913.
Em 1971 e na sequência de uma proposta da Confederação Europeia de Agricultores, que mereceu o melhor acolhimento da FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura), foi estabelecido o Dia Florestal Mundial com o objectivo de sensibilizar as populações para a importância da floresta na manutenção da vida na Terra.
Em 21 de Março de 1972 - início da Primavera no Hemisfério Norte - foi comemorado o primeiro DIA MUNDIAL DA FLORESTA em vários países, entre os quais Portugal.
E tu!... o que já fizeste hoje para melhorar o ambiente?

terça-feira, março 18, 2008

"O Romance da Raposa"

Integrado no trabalho que o Colégio tem desenvolvido na área da Educação Ambiental foi apresentada, no passado dia 13 de Março, a peça "O Romance da Raposa", pelo grupo de teatro da Universidade Lusíada. Todas as turmas do Jardim-de-Infância assistiram a esta peça.

Rock-in Rio Escola Solar

Já tinhamos dado a conhecer, há cerca de dois meses, o concurso Rock-in Rio Escola Solar promovido pela organização do Rock-in Rio Lisboa 2008. O Colégio participou em conjunto com uma rede de parceiros que integra a Junta de Freguesia de Marvila, a Cerci e a APEDV (Associação Promotora de Emprego de Deficientes Visuais) tendo sido delineado o projecto «Marvila em Acção contra o Carbono».

É com imenso prazer que anunciamos hoje que o Colégio Valsassina foi uma das 20 escolas vencedoras deste concurso!!!

A partir de agora está oficialmente em curso um projecto de parceria e apoio ambiental e social entre o Colégio Valassina e os parceiros envolvidos neste projecto que será certamente muito enriquecedor para ambas as partes.

sexta-feira, março 14, 2008

Conhecer os pólos no Jardim de Infância

As regiões polares são muitíssimo importantes no quadro das alterações climáticas e ambientais, pois funcionam como sistemas de refrigeração da Terra, em particular através das trocas de calor ao nível dos oceanos e atmosfera, que regulam o clima do nosso planeta.
Conhecer estas regiões; quais as espécies que aí habitam; os estados físicos da água; quais as causas e consequências do degelo; são algumas das questões que estão a ser exploradas com as crianças de 3, 4 e 5 anos.
Aqui fica uma pequena amostra do trabalho realizado.





Videoconferência: Our changing Planet, Past and Present


O projecto IGLO - International Action on Global Warming, coordenado pelo ASTC, está a organizar uma série de videoconferências internacionais durante o Ano Polar Internacional. O Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva, que é membro desta associação, participou na videoconferência “Our Changing Planet: Past and Present”, que se realizou no passado dia 13 de Março.
Os alunos e professores do Colégio puderam assistir, em directo, a esta videoconferência, no Centro de Recursos Educativos da nossa escola.




quinta-feira, março 06, 2008

Alunos de 5 anos metem "mãos no gelo"!...

O aquecimento global no Ártico está a afectar milhões de pessoas e pode vir a provocar a extinção, em 2100, de várias espécies animais, como os ursos polares.
Estas foram alguns das questões discutidas com os alunos de 5 anos os quais meteram "mãos à obra" ou neste caso "mãos no gelo". Como são os ossos dos pinguins? O que acontece quando o gelo derrete? e quando um glaciar desliza? Quais as consequências do degelo no Árctico? e no Antárctico? Através de pequenas experiências foi possível encontrar resposta a estas perguntas.

No final todos os alunos concordavam: é preciso fazer alguma coisa para travar o aquecimento do planeta e o degelo.

O Ano Polar Internacional (API) é um programa científico para promover e divulgar o conhecimento sobre as regiões polares, decorrendo de Março de 2007 a Março de 2009.



2ª Eliminatória das Olimpíadas do Ambiente 2007/08

Resultados (provisórios) da 2ª eliminatória das Olimpíadas do Ambiente 07/08.

Cat. A (3º ciclo)
  • Marta Magalhães da Silva, 9ºA (42)
  • Maria Teresa Dowens, 8º A (37)
  • Gonçalo de Menezes, 7º C (35)
  • Frederico Toulson, 9º D (35)
  • Ana Lara Esteves, 8º A (27)

Cat. B (secundário)

  • Joana Magalhães da Silva, 11º1A (45)
  • António Lima Grilo, 12º1A (42)
  • Ana Filipa Louro, 11º1A (37)
  • Vera Sofia Carvalho, 12º1A (36)
  • Gonçalo Pinto, 11º1A (31)
  • Felipe Blauth, 11º1A (28)
  • Isabel Pinto, 11º1A (27)
  • Eduardo Boavida, 12º2 (25)
  • José Maria Patto, 10º1A (24)
  • Carlos Ruivo, 11º1A (23)
  • Miguel Pitarma, 11º1A (22)

Os resultados apresentados referem-se apenas às questões de escolha múltipla (máx. 50 poontos). As duas perguntas de desenvolvimento são corrigidas pela organização a qual irá ainda proceder à verificação e validação dos resultados acima referidos.

Para mais informações carregar aqui.

quarta-feira, março 05, 2008

JRA - trabalhos de alunos do Colégio

Os trabalhos dos alunos do Colégio Valsassina no âmbito dos Jovens repórteres para o ambiente estão disponíveis para consulta na página internacional JRA.