terça-feira, outubro 30, 2007

Dia Mundial da Poupança: 31 de Outubro

Atenção alunos do 1º e 2º ciclo do ensino básico.
A Caixa Geral de Depósitos convida os jovens de todo o país a entrar no passatempo “O Ciclo da Poupança”.

Trata-se de uma espécie de jogo da glória gigante em que, os jogadores avançam em direcção à meta se responderem acertadamente às perguntas que, nas áreas do Ambiente e da Economia, lhes vão sendo colocadas.
Para mais informações consultar: http://www.cgd.pt/ciclodapoupanca/index.htm

Tendo em conta o trabalho que o Colégio tem desenvolvido em prol de um melhor ambiente desafiamos todos a participar neste concurso.
Por um melhor ambiente, por uma geração ecovalsassina…

segunda-feira, outubro 29, 2007

GEO4

Saiu mais um relatório sobre "o estado do planeta", é o GEO4.


É uma oportunidade para reflectir um pouco mais sobre as nossas atitudes individuais e o que podemos fazer para melhorar o ambiente...

domingo, outubro 28, 2007

EcoValsassina - Cinco anos

E sempre que o Homem sonha
O mundo pula e avança
Como bola colorida
Entre as mãos de uma criança

António Gedeão, A Pedra Filosofal

Arrisco-me a dizer que já ouvi testemunhos sobre tudo um pouco nestes catorze anos enquanto aluno do colégio. Dizem-me aqueles que há mais tempo cá estão que a Educação Ambiental não é uma coisa nova aqui na escola. Folheando esses testemunhos e antigos números da Gazeta Valsassina, acrescentando umas notas da minha memória, posso aperceber-me de que a Educação Ambiental é, de facto, um valor há muito preservado pelo Colégio. Pelo mesmo processo de compilação, noto que o mesmo acontece com o ensino experimental e com o trabalho de projecto.
Estas três componentes foram unidas e integradas no projecto EcoValsassina. Agora que penso nisso, já lá vão cinco anos! Cinco anos passaram desde que, no meu oitavo ano, me apresentaram o projecto Eco-Valsassina e o programa Eco-Escolas. Lembro-me de que ao longo desse ano o professor de ciências teimava em passar trabalhos para este novo projecto cuja metodologia própria tentava também transmitir. Ao princípio parecia repetitivo: todas as aulas havia coisas para falar, para aprender, para trabalhar, para debater, novos desafios para enfrentar no âmbito deste novo projecto. Na altura foi um pouco…porque sim. Decidi fazer parte desta embarcação. De uma embarcação que naquela altura tinha tripulação mas ainda procurava o rumo. O rumo foi fácil de encontrar: trabalhar. Trabalhámos todos afincadamente. Demos o nosso melhor. Foi-se evidenciando a importância mas sobretudo os ideais e princípios em que se sustenta o EcoValsassina. Entendi, finalmente, a importância da Educação Ambiental como meio de formação de novos e melhores cidadãos. Passou a ser para mim uma dupla oportunidade: uma oportunidade de aprender muito sobre preservação ambiental e uma oportunidade para poder actuar, para poder tomar medidas, para poder fazer alguma coisa no sentido da preservação do Planeta Azul. O professor de ciências tinha razão.
No final do ano recebemos o primeiro prémio – a bandeira verde! Ficámos todos muito orgulhosos quando soubemos que o nosso trabalho tinha sido avaliado com nota máxima. O EcoValsassina, que há cinco anos dava os primeiros passos, evoluiu e todas as acções que desenvolvemos tiveram algum resultado, conseguindo, mansamente, melhorar a nossa escola e formar ambientalmente a nossa comunidade escolar, por um melhor ambiente. Hoje a tripulação, já experimentada, é comandada por um respeitado almirante e é magnífico reparar que o nosso colégio está melhor. Os resultados devem-se ao esforço conjunto da comunidade e de uma equipa: o Conselho Eco-Escolas. Esta equipa continuou, continua e continuará a trabalhar como fez nos últimos cinco anos, e é um orgulho ver que continuamos a ser premiados com bandeiras verdes sucessivas, ano após ano, e que o nosso projecto é actualmente uma referência nacional e começa a ser também reconhecido internacionalmente. É gratificante constatar que alguns colegas mais novos começam agora a apostar neste projecto e se interessam por ele. A todos desejo que tenham o mesmo gosto que eu tenho e que se entusiasmem por estar a trabalhar no sentido do bem comum, agindo localmente mas pensando globalmente. Espero que esta equipa possa continuar a contar com todos: alunos, professores, pais, funcionários e direcção para que o Homem possa continuar a sonhar, o mundo possa continuar a pular e as crianças possam continuar a brincar.
António Grilo

sábado, outubro 27, 2007

Livros: novidades a não perder...

Aconselhamos toda a geração EcoValsassina a não perder dois livros lançados recentemente em Portugal.


«Seis Graus - O Nosso Futuro num Planeta em Aquecimento»

Mark Lynas

Num relato quase fotográfico, o novo livro de Mark Lynas apresenta um possível futuro da nossa civilização se o actual ritmo do aquecimento global persistir.


Por muito surrealista que pareça, esta obra não é ficção científica nem sensacionalista. Os seis graus do título referem-se à possibilidade assustadora de as temperaturas médias subirem cerca de seis graus nos próximos cem anos. Os contrastes ambientais serão desmedidos: haverá, por um lado, rios dez vezes maiores do que o Amazonas, mas, por outro, mais de metade da população mundial sofrerá os efeitos da seca. No entanto, apesar de uma visão quase apocalíptica, o autor termina com a apresentação de diversas estratégias que permitem contornar o problema do aquecimento global. Com um pouco de antevisão, alguma estratégia e sorte, podemos pelo menos deter o rumo catastrófico no qual nos temos deixado levar. Mas a altura de agir é agora!

Mark Lynas é um autor britânico, jornalista e activista ambiental focado nas mudanças climatéricas. Colabora para as revistas New Statesman, Ecologist, Granta e Geographical, e para os jornais The Guardian e The Observer no Reino Unido. É licenciado em História e Política pela Universidade de Edimburgo. Nasceu em 1973 e mora em Oxford, na Inglaterra.

«O Mundo sem Nós»

Alan Weisman

Best-seller do New York Times, um livro fundamental para salvar o Planeta.

Se nos retirássemos agora da Terra, definitivamente, o que se passaria? Quais os vestígios do Homem que permaneceriam e quais os que desapareceriam? Como mudaria o planeta?

Numa altura em que vivemos tão preocupados e ansiosos com os efeitos do nosso impacto sobre o clima e o ambiente, este livro oportuno permite-nos ter uma ideia do que deixaríamos realmente como legado da nossa passagem por este planeta.

Regressaria o clima ao que era antes de ligarmos os nossos motores? Conseguiria a Natureza apagar todos os vestígios da civilização humana, incluindo as miríades de produtos sintéticos e de plástico? Por que razão certos edifícios, certas pontes, resistiriam mais à usura do tempo do que outros? O que ficaria da nossa arte? Que animais prosperariam e que raças se extinguiriam?

Alan Weisman convida-nos a uma instrutiva viagem à volta à Terra… sem nós!

(texto: www.fnac.pt)

sexta-feira, outubro 26, 2007

Conselho Eco-Escola: primeira reunião 2007/08



A força motriz do EcoValsassina é o conselho Eco-Escolas.


É o espaço por excelência para o exercício da cidadania ambiental dos elementos da comunidade escolar. O conselho é constituído por professores, funcionários, alunos, estando acima de tudo, aberta a participação de todos quantos desejem fazer algo mais pela nossa escola. Procuramos partilhar ideias, debater estratégias, juntar esforços e organizar actividades acreditando que no final o resultado é maior do que a soma das partes. Trabalhamos para um futuro melhor.




A primeira reunião do conselho 2007/08 teve lugar no passado dia 24 de Outubro e contou com a presença de cerca de 45 elementos da comunidade escolar. Entre as “principais novidades” para este ano destacamos a presença de todos os delegados e/ou subdelegados de turma do 5º ao 12º ano. Por outro lado, foi uma oportunidade para dinamizar métodos interactivos que possibilitaram, um efectivo encontro e troca de ideias/experiências entre os vários actores da escola, o que contribuiu para a criação do chamado capital intelectual e social e, em simultâneo, para o aparecimento de soluções colaborativas (que muitas vezes se revelam inovadoras).


As mais valias criadas por esta metodologia são de extrema importância pois além de poderem identificar soluções mais adequadas, co-responsabilizam os participantes e constroem parcerias criando maiores oportunidades para a implementação de medidas de gestão (Vasconcelos, 2000).

Para além disso, pensamos que desta forma foi possível melhorar a comunicação entre os vários elementos da comunidade educativa, permitir uma melhor aceitação das decisões colectivas e, acima de tudo, aumentar a união desses elementos em torno de uma causa comum.


Bibliografia:

Vasconcelos, L. T. (2000). News Ways in Shaping Local Agendas - the Experience in Implementing Sustainability at the Municipal Level. ACSP Nov 2-5, 2000, Atlanta, Georgia, USA


Vasconcelos, L.T. (2001). O Envolvimento do Cidadão na Conservação da Biodiversidade - Rumo à Democracia Deliberativa. 2º Congresso Nacional da Conservação.


João Gomes

Para onde é que eles estarão a olhar?


Pois é. Não estão a ver futebol nem tão pouco uns novos desenhos animados!...
Estão a assistir ao hastear da Bandeira Verde e à largada de balões verdes e brancos com eco-mensagens, no passado dia 24 de Outubro pelas 15 horas. Um acontecimento diferente, num dia diferente, que decerto ficará na memória de todos como a comemoração de mais uma importante conquista do nosso Colégio. Para o ano, por esta altura, esperamos estar a relatar outra vez o hastear da Bandeira Verde. E ficaremos todos a olhar para cima, mais uma vez. Mas não à espera que um mundo melhor caia do céu. Vamos lutar por isso, com as nossas próprias mãos.
Joana Magalhães da Silva
foto: Marta Magalhães da Silva

quarta-feira, outubro 17, 2007

Newsletter "Geração EcoValsassina"


Desde 2003/2004 que o Colégio Valsassina iniciou um projecto de educação ambiental: O EcoValsassina. Desde logo se assumiu como um dos grande objectivos a participação de toda a comunidade escolar.

A newsletter Geração EcoValsassina surge agora como a publicação do EcoValsassina procurando divulgar as actividades e estimular a participação de todos.

Todos os interessados em receber esta newsletter devem enviar uma mensagem para ecovalsassina@hotmail.com.
Gostaríamos também de poder contar com todos. Enviem as vossas ideias, propostas e sugestões para o nosso mail.... Ficamos à espera.

terça-feira, outubro 16, 2007

As preocupações e perspectivas ambientalistas dos estudantes do ensino secundário do Colégio Valsassina - Síntese dos resultados











As preocupações e perspectivas ambientalistas dos estudantes do ensino secundário do Colégio Valsassina

Os problemas ambientais estão hoje naturalmente presentes no nosso quotidiano. Habituámo-nos a ver uma secção sobre ambiente nos jornais e revistas, a assistir a notícias sobre protestos ambientais nos noticiários, e a ser alvos de campanhas de informação e sensibilização para melhorar o ambiente. É hoje para nós pacificamente aceite que a poluição das águas ou do ar é preocupante, ou que é uma causa nobre contribuir para que não se extingam espécies selvagens.
Mas, tendo em conta que os problemas ecológicos são, na sua essência, problemas éticos e morais torna-se fundamental conhecer os valores e atitudes que lhe estão associados e que estarão na base do comportamento de cada indivíduo (Almeida, 2007).
Assim, numa altura em que o Projecto EcoValsassina faz 5 anos pretendemos desenvolver, ao longo do ano lectivo, um processo de avaliação global: das estratégias, dos recursos e dos resultados obtidos.
Numa primeira fase, entre1 e 15 de Outubro, propusemo-nos em conhecer quais as principais atitudes de atenção e de preocupação sobre o ambiente; averiguar o nível de aquisição de competências necessárias para desenvolver análises críticas, resolver problemas e, identificar o nível de capacidade para a acção; e conhecer as principais perspectivas ambientais existentes num grupo de estudantes do ensino secundário.
A opção por alunos do secundário relaciona-se com o facto de, tendo o projecto 5 anos, neste momento todos os alunos do 11º e 12º ano têm sido envolvidos directa, ou indirectamente, desde o início.
Mas qual é a importância de tal conhecimento? Podemos apresentar várias respostas a esta questão. Por um lado, numa época marcada profundamente pela crise ambiental torna-se importante conhecer a forma como os cidadãos se preocupam e relacionam com a natureza e, se necessário, criar as bases para se desencadear um processo de desconstrução da cultura antropocêntrica, conduzindo assim ao regresso da relação humana com a natureza.
Outra possível resposta está na cultura. Hannigan (1995) destaca o livro «Risk and Culture» de Aaron Wildavsky onde são colocadas duas perguntas simples, mas fundamentais. Por que razão as pessoas realçam alguns riscos e ignoram outros? E, mais especificamente, porque razão muitas pessoas na nossa sociedade escolheram a poluição como uma fonte de preocupação? Segundo o autor, as respostas estão enraizadas na cultura.
A cultura refere-se aos modos de vida dos membros de uma sociedade, ou de grupos dessa sociedade. A cultura de uma sociedade, ou grupo, engloba tanto os aspectos intangíveis, as crenças, as ideias e os valores que constituem o teor da cultura, como os aspectos tangíveis, os objectos, os símbolos ou a tecnologia que representam esse conteúdo (Giddens, 2007).
Verificamos assim que a cultura é algo que não pode ser visualizada, observada ou saboreada. Para Gonçalves (in Beckert, 2001) a cultura é uma acção complexa, na qual entram as coisas, os valores, as ideias, as palavras, os sentimentos, os sonhos, etc.
A cultura é um contexto abstracto, sendo que nos apercebemos da sua existência através da sua manifestação (em comportamentos, atitudes, entre outros aspectos) em diversas situações. É de certa forma, um conceito teórico que nos ajuda a compreender os nossos comportamentos e que explica as diferenças entre diferentes grupos de pessoas.
Por sua vez, a noção de «cultura ambiental» remete não só para a interiorização de um conjunto de informações e conhecimentos básicos sobre questões de ambiente mas também para a adopção ou predisposição para a adoptar no quotidiano uma série de comportamentos ditos «amigos do ambiente» e que se traduzem em práticas simples e relativamente estabilizadas ou em vias de estabilização nas sociedades modernas.

Bibliografia:
Almeida, A. 2007. Educação Ambiental. Livros horizonte.205 pp.
Beckert, C. 2001. Natureza e Ambiente: Representações na cultura portuguesa. Centro de filosofia da Universidade de Lisboa. 206 pp.
Giddens, A. 2007. Sociologia. Fundação Calouste Gulbenkian. 5ª ed. 725 pp.
Hannigan, J. A. 1995. Sociologia Ambiental. Instituto Piaget. 271 pp.

João Gomes

domingo, outubro 14, 2007

Mais um ano, mais uma bandeira!

Cá estamos nós, pela quarta vez consecutiva, a anunciar a atribuição ao Colégio da Bandeira Verde. É o reconhecer de todo o trabalho que temos vindo a realizar "por um ambiente melhor", por um Valsassina mais limpo, mais informado, mais consciente, por um futuro mais risonho... É um estímulo para fazermos muito mais, cada vez mais e melhor, envolvendo todos porque só com a ajuda de todos é possível mudar o que está mal. E ainda há tanto para fazer!...

Na próxima sexta-feira, dia 19 de outubro, uma delegação do Colégio, constituida por 10 elementos, vai a Pombal participar no Dia das Bandeiras Verdes, durante o qual vai receber o tão ansiado galardão.



O hastear da Bandeira realizar-se-á no dia 24 de Outubro, 4ª feira, pelas 15 horas. Contamos com todos!
Aproveito ainda para fazer um convite a todos os que queiram ter um papel mais activo no projecto Eco-Valsassina: façam parte do Conselho Eco-Escolas, a força motriz do projecto. Apareçam no dia 24 de Outubro às 16.30 horas no novo Centro de Recursos Educativos e deêm o vosso contributo. Ficamos à espera...


Joana Magalhães da Silva

sábado, outubro 13, 2007

Desafio...

Foi com enorme orgulho que recebemos, pelo quarto ano, o galardão de eco-escola.
Já lá vão 5 anos de trabalho. É verdade, o Projecto Eco-Valsassina faz este ano meia década.... queremos que, cada vez mais, toda a escola se una neste esforço...
E como tem vindo a ser hábito nestes últimos anos vamos hastear a Bandeira Verde para que este símbolo nos dê ainda mais motivação para desenvolvermos esforços em prol de um melhor ambiente.
Em virtude deste "aniversário" iremos proceder a uma largada de balões, cada qual levará uma eco-mensagem.
A cerimónia realizar-se-á dia 24 de Outubro, Dia das Nações Unidas, pelas 15h, junto ao portão principal.

Aproveitamos para te lançar um desafio, envia-nos a tua mensagem que será colocada num dos balões, basta para isso enviar texto e nome para ecovalsassina@hotmail.com

Estamos à tua espera....

André Correia

terça-feira, outubro 02, 2007

Hastear da Bandeira Verde 2007


UNESCO - Rede de escolas associadas

A UNESCO é a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (United Nations Educational, Scientific, and Cultural Organization). Foi criada em 1945, com a adopção do Acto Constitutivo a 16 de Novembro. O seu principal objectivo é o de contribuir para a paz, desenvolvimento humano e segurança no mundo, promovendo o pluralismo, reconhecendo e conservando a diversidade, promovendo a autonomia e a participação na sociedade do conhecimento.
Entre as tarefas da UNESCO no âmbito da sua missão, encontra-se a de promover a expansão e a melhoria da qualidade da educação, entendida como direito fundamental do indivíduo e instrumento essencial para uma política de diálogo entre os cidadãos e os Estados. O lema Educação Para Todos implica o combate às discriminações no acesso ao ensino e a educação contínua ao longo da vida, como meio de melhorar a adaptação às transformações do mundo actual.
Um dos objectivos da UNESCO é a promoção da paz e da cooperação internacional através da Educação. Desde a sua fundação em 1946, os educadores que trabalharam com a Organização produziram novos debates, ideias e sugestões relativos à educação dos jovens no sentido da compreensão internacional. Em 1953, a UNESCO lançou o Projecto da Rede de Escolas Associadas (ASPnet, Associated Schools Project Network). Em 2004, a Rede incluía já mais de 7500 instituições de ensino, desde a educação pré-escolar até à formação de professores, em 175 países. As Escolas Associadas comprometem-se a promover os ideais da UNESCO, desenvolvendo e/ou aplicando projectos-piloto destinados a preparar melhor as crianças e os jovens para enfrentarem os desafios de um mundo cada vez mais complexo e interdependente.
Estas escolas não são escolas privilegiadas ou especiais, são parte integrante do sistema educativo nacional e geridas de acordo com esse mesmo sistema. São instituições admitidas pelas autoridades nacionais a participar no sistema do SEA e tornarem-se assim escolas piloto, inspirando outras instituições a empreender projectos similares.

Pensamos que a identidade básica do Colégio Valsassina, as suas finalidades educativas e todo o trabalho que tem sido, e continuará a ser, desenvolvido no âmbito da educação ambiental/educação para o desenvolvimento sustentável não só permite às crianças e jovens uma preparação para enfrentarem os desafios de um mundo cada vez mais complexo e interdependente, bem como possibilita a comunidade educativa uma visão integrada dos quatro pilares do desenvolvimento sustentável:

  • Respeito e cuidado pela comunidade de Vida;
  • Integridade ecológica;
  • Justiça social e económica;
  • Democracia, não-Violência e Paz.

Consideramos assim que existe uma grande proximidade entre os nossos ideais e os da UNESCO, facto que motivou a candidatura do Colégio Valsassina à Rede de Escolas Associadas. O elemento central desta candidatura é o Projecto Eco-Valsassina tendo em conta a experiência acumulada e trabalho desenvolvido nos últimos anos, no âmbito da educação ambiental/educação para o desenvolvimento sustentável.
Acreditamos que, para o desenvolvimento de uma verdadeira consciência ecológica, é necessário que a educação promova o desenvolvimento global do ser humano em todas as suas múltiplas dimensões (cognitivas, afectivas, intuitivas, sensoriais, éticas e estéticas) e faça uso de múltiplos saberes (ciências naturais, ciências sociais, disciplinas humanísticas, etc.) de forma a permitir a complexidade do mundo e agir com inteligência, ética e afecto. É com base nestes grandes princípios que o Colégio Valsassina tem orientado o trabalho desenvolvido nas áreas da educação ambiental/educação para o desenvolvimento sustentável.
Tal como consta do projecto educativo do Colégio Valsassina, é nossa intenção dar expressão a um ideal que procure compatibilizar com a vida em sociedade e, por isso, promover uma educação para a diferença, uma educação para a mudança, uma educação globalizante.