quarta-feira, junho 20, 2007

Eco-Código 2007

O Eco - Código é uma declaração de objectivos traduzidos por acções concretas que todos os membros da escola devem seguir. É um dos 7 passos da metodologia do Programa Eco-Escolas.

A principal mensagem que queremos transmitir com o nosso eco-código é a de que a actual crise ambiental só pode ser superada com o contributo de todos.

Assim, decidimos que a imagem de fundo fosse um puzzle correspondendo cada peça a um comportamento que todos enquanto cidadãos devemos ter. Da mesma forma que um puzzle só está completo com a união de todas as peças, no nosso eco-código, é lançado um desafio qual é o teu contributo?
Se todos fizermos o mesmo seguramente que damos um passo para a sustentabilidade e para a resolução da actual crise ambiental.

Para a construção do poster tentámos dar expressão à regra dos 3 R’s, nomeadamente: reduzimos ao máximo o uso de certos materiais (nomeadamente evitámos comprar material para a concepção do cartaz); e reutilizámos (por exemplo: papel de jornal).

Pretendemos também que as frases traduzissem ideias claras e objectivas e transmitissem uma mensagem pró-activa. As propostas são simples e eficazes…

As frases foram recolhidas ao longo do ano, através de várias actividades/discussões realizadas com os alunos nas aulas de Ciências Naturais e Área-Projecto e em reuniões do Conselho Eco-Escola.

Ana Filipa Louro (10º 1A) e Joana Magalhães da Silva (10º 1A)




quarta-feira, junho 13, 2007

Biodiversidade e Geodiversidade no Parque Nacional da Peneda-Gerês

Aquando a saída de campo ao Parque Nacional da Peneda-Gerês foi pedido aos alunos que procedessem à selecção de imagens ilustrativas da Bio e Geodiversidade desta área protegida. As fotografias escolhidas deveriam ainda ser acompanhadas por um pequeno texto/comentário. Aqui deixamos um pouco do trabalho realizado.

Fotografias e texto de Joana Magalhães da Silva, 10º 1A:


"Coisas Belas"

As coisas belas,

as que deixam cicatrizes na memória dos homens,

por que motivo serão belas?

E belas, para quê?

[...]

Se acaso as coisas não são coisas em si mesmas,

mas só são coisas quando coisas percebidas,

por que direi das coisas que são belas?

E belas, para quê?

Se acaso as coisas forem coisas em si mesmas

sem precisarem de ser coisas percebidas,

para quem serão belas essas coisas?

E belas, para quê?

“Poema das coisas belas” – António Gedeão


"Deus"

[...]

A voz era a de um deus que os mundos cria,

que do nada faz tudo,

que vence a inércia e anula a gravidade,

que levita o que pesa e o trata como leve.

Potência aliciadora alonga-se e prolonga-se

nos plainos da paisagem,

enquanto os animais prosseguem no caminho

do seu quotidiano,

pensativos e absortos.

[...]

“Poema da Alfarrobeira” – António Gedeão

Fotografia e texto de Vera carvalho, 11º 1A:

"Montanha"


Fotografia e texto de Rita Tavares, 10º 1A:

"Queda de Água"


segunda-feira, junho 04, 2007

Dia Mundial do Ambiente - 5 Junho 2007



Definido pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1972 para marcar o início da Conferência de Estocolmo sobre Ambiente Humano, o dia 5 de Junho é comemorado todos os anos um pouco por todo o mundo.

Este ano as alterações climáticas e o degelo merecem destaque, como forma de apoiar o Ano Polar.

Tendo como slogan "Melting ice - a Hot Topic", as comemorações mundiais incidirão sobre o efeito das alterações climáticas que se prevê serão maiores nos pólos levando a um degelo importante.

Visto que 2007 é o Ano Internacional Polar, realizar-se-ão em várias cidades norueguesas iniciativas para alertar as populações acerca dos perigos das alterações climáticas para a vida das pessoas e para a biodiversidade, nomeadamente nas regiões polares.

Note-se que, com o aumento da temperatura nos pólos, o degelo tem sido significativo e animais como p. ex. os ursos polares têm sido encontrados mortos devido ao facto de não encontrarem massas de gelo e terem de nadar grandes distâncias. Também algumas populações de pinguins têm visto o seu número diminuir.

Apesar de as cerimónias incidirem sobre os pólos, as alterações climáticas far-se-ão sentir em todo o mundo e o degelo das calotes polares, para além de poderem fazer subir o nível do mar, podem ter outros efeitos a nível climático afectando zonas muito distantes.

A UNEP convida todos a visitarem a página do Dia Mundial do Ambiente e a registar online a(s) actividade(s) que cada um, cada escola, cada empresa... vai desenvolver neste dia.

É também possível consultar muita informação. A não perder...

No Colégio Valsassina este dia vai ser assinalado com:
  • Apresentação da Carta Ambiental do Colégio Valsassina (após uma fase de discussão que se realizou entre Novembro de 2006 e Maio de 2007);
  • Mostra de fornos solares e preparação de "aperitivos", pelos alunos do 1º ano (1º ciclo);
  • Reunião com Ecoprogresso para discussão/definição de um plano de acção para combate às alterações climáticas no Colégio Valsassina.