segunda-feira, abril 23, 2007

Semanas Verdes - Ateliers

Hoje o dia foi dedicado aos ateliers. Várias actividades foram dinamizadas pelos alunos do 10º ano para os colega do 1º ciclo. A ideia é motivar os colegas mais novos para as questões relacionadas com o ambiente, a ciência e a tecnologia e estimular o ensino pela descoberta...


A compostagem


"Todos somos iguais"
(todos os seres vivos são constituídos por células)


A biodiversidade ao nível microscópico
(os organismos que vivem dentro do compostor e que ajudam na reciclagem dos orgânicos)


"Árvore das Boas Ideias para o Ambiente"
(a ideia é reflectir um pouco sobre o estado do ambiente e qual o papel de cada um enquanto cidadão - as ideias resultantes são penduradas na nossa árvore que assim se vai enchendo de cor)



A pegada ecológica
Qual o impacto dos nossos hábitos diários e estilo de vida no planeta onde vivemos?

sexta-feira, abril 20, 2007

Semanas Verdes - Dia dedicado ao combate às alterações climáticas

As alterações climáticas são o maior desafio do século XXI.

No Colégio Valsassina estamos a desenvolver esforços para combater este problema de todos. Em plenas «Semanas Verdes» o dia 20 de Abril foi o primeiro dirigido para esta problemática. Assim, logo pela manhã a Direcção do Colégio (Dr João Valsassina e Dra Isabel Ferreira) reuniu-se com a Administração da Ecoprogresso (Dr. Gonçalo Cavalheiro) com o objectivo de discutir formas de parceria entre estas duas instituições.

A ideia é assinar um protocolo que tenha por objectivo enquadrar a colaboração entre a Ecoprogresso e o Colégio Valsassina em matérias relacionadas com a gestão da energia e a gestão das emissões de carbono, enquadradas numa filosofia de gestão e num esforço pedagógico de sensibilização para as questões relacionadas com aquele que é considerado o grande desafio ambiental do século XXI, as alterações climáticas.

De seguida realizou-se o primeira painel das Jornadas "Em prol de um desenvolvimento sustentável", sendo o público alvo as turmas do secundário (envolvendo cerca de 80 alunos). O tema em discussão foram as alterações climáticas. Esta sessão teve a moderação de Filipa Louro e André Correia, alunos do 10º 1A.




As alterações climáticas - Eng. Isabel Abreu dos Santos


Combate às alterações climáticas: o papel dos cidadãos e das empresas - Eng. Catarina Furtado, Ecoprogresso


O combate às alterações climáticas no Colégio Valsassina - Joana Silva, 10º 1A e António Grilo, 11º 1A



quarta-feira, abril 18, 2007

Visita ao SOLAR XXI

Integrado no programa das Semanas Verdes 2007, e no âmbito do programa da disciplina de Biologia/Geologia as turmas do 11º ano visitaram o Solar XXI, do INETI.

O Edifício Solar XXI é um edifício com funções de serviços (salas e gabinetes de trabalho) e laboratórios, com uma área total de 1500 m dividida por 3 pisos, um dos quais semi-enterrado. Apresenta uma distribuição dos espaços interiores onde as salas de ocupação permanente se localizam na frente orientada a Sul, de forma a tirar partido da insolação directa e assim promover ganhos de calor no Inverno. As zonas localizadas a Norte do edifício são ocupadas por espaços laboratoriais e salas para grupos de trabalho cuja ocupação é de carácter menos permanente.
A ideia inicial e objectivo central do projecto, é que o edifício possa responder positivamente às solicitações do clima de Lisboa, e que as condições de conforto térmico no seu interior sejam satisfeitas durante todo o ano.
O edifício foi concebido numa lógica integradora de várias estratégias que no seu conjunto irão determinar o seu comportamento térmico final.
Este pressuposto, conduziu desde logo a dois príncipios básicos:
1) Optimização da qualidade da sua envolvente
2) Potenciar os ganhos solares no edifício






sábado, abril 14, 2007

Semanas Verdes 2007 - o primeiro dia

Começaram as Semanas Verdes...

Como forma de assinalar este primeiro dia realizou-se no Colégio Valsassina a peça de teatro Movimento Reciclante, da companhia Palco Oriental.

Assistiram cerca de 400 alunos (turmas dos 5 anos; do 3º e 4º ano do 1º ciclo; do 5º ano; e do 7º ano).

Esta acção teve o apoio da Câmara Municipal de Lisboa - Divisão de sensibilização e educação sanitária.





sexta-feira, abril 13, 2007

Final das Olimpíadas do Ambiente 2007

Mais uma vez o Colégio Valsassina estará presente na Final Nacional das Olimpíadas do Ambiente. São 5 os alunos do colégio apurados, para uma competição que contou com a participação de cerca de 21000 alunos de todas as partes do país:
  • Marta Magalhães da Silva - Categoria A (3º ciclo)
  • Joana Magalhães da Silva - Categoria B (secundário)
  • Ana Filipa Louro - Categoria B (secundário)
  • António Grilo - Categoria B (secundário)
  • Joana Catarina Silva - Categoria B (secundário)

É com orgulho que o Colégio recebeu a notícia do apuramento destes alunos, os quais se encontram entre os 30 melhores a nível nacional na sua categoria.

A final realizar-se-à no fim-de-semana de 4 a 6 de Maio. Aqui os finalistas realizarão um teste escrito com questões de escolha múltipla, uma prova oral em grupo, participarão num conjunto de actividades práticas (feira de experiências laboratoriais e descoberta de uma zona protegida) e um colóquio/debate na sessão solene de entrega de prémios.
Os vencedores poderão ser posteriormente contactados pelos Serviços de Educação da Fundação Calouste Gulbenkian para participar no London International Youth Science Forum.

Para mais informações consultar: http://www.esb.ucp.pt/olimpiadas/